Historical education and its contribution to teacher training: research experiences

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22375

Keywords:

Historical Education, Teacher training, Research

Abstract

This article presents an analysis of dissertations that discuss historical learning from the perspective of Historical Education, produced under the Stricto Sensu Graduate Program in Education at Federal University of Paraná (UFPR) and in the Stricto Sensu Graduate Program in Education and History of the Midwest State University (Unicentro). Research in Historical Education takes as its object of investigation the processes of historical learning in the school environment and approaching this phenomenon by surveying the historical ideas (substantive and second order) of students and teachers; analyzing them with the resources of theory and philosophy of History. The inventoried researches reveal movements of the investigations based on the principles of the Historical Education and indicate intrinsic relation with the processes of schooling.

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Author Biographies

Geyso Dongley Germinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2001 (Bolsa Capes), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), atuando na graduação na disciplina Estágio Supervisionado em História, e no pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Na UNICENTRO também é vice-chefe do Departamento de História, campus Irati e coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino e aprendizagem, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade.

Ana Claudia Urban, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em História e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental e também como professora de História na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Atualmente é professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) - Setor de Educação (UFPR), atuando na graduação na disciplina de Prática de docência em História e Metodologia do Ensino de História. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR), na Linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de História (UFPR).  É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH).

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Published

2020-06-16

How to Cite

GERMINARI, G. D.; URBAN, A. C. Historical education and its contribution to teacher training: research experiences. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–22, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.22375. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22375. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica

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