The continous training of National Covenant for Improving High School in Regional Education Management of Chapecó, SC

Authors

  • Sandra Maria Zardo Morescho Assistente Técnica Pedagógica no Estado de Santa Catarina. Professora dos anos iniciais da Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta. https://orcid.org/0000-0001-9714-1552
  • Nadir Castilho Delizoicov Professora Dra. do Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Atua no grupo de pesquisa formação de professores, produção do conhecimento e processos pedagógicos. Professora colaboradora do PPGECT – UFSC. https://orcid.org/0000-0003-3642-8298

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16464

Keywords:

PNEM, Study supervisors, Continuous teacher training, High School Reform

Abstract

This paper presents data from a qualitative research on a continuous training of teachers, carried out through the National Covenant for Improving High School (PNEM) in 2014 and 2015. This research aimed to investigate the perceptions of the study supervisors of the covenant on the training developed with teachers from ten state public schools belonging to the Regional Education Management (Gered) of Chapecó, in the West of Santa Catarina. The data were obtained through a semi-structured interview and the analysis presents the opinion of the study supervisors, difficulties faced during the training process and the evaluation about the end of the PNEM in the face of the High School Reform. The results indicated the significance of the training, especially for contributing to the recognition of the high school student as a subject. The end of PNEM is considered a regrettable aspect, associated with the fear of increasing devaluation and precariousness of teaching with the High School Reform.

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Author Biographies

Sandra Maria Zardo Morescho, Assistente Técnica Pedagógica no Estado de Santa Catarina. Professora dos anos iniciais da Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta.

Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2003). Especialização em Formação para o Magistério Superior em Geografia e Gestão Ambiental Municipal e Regional pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó- UNOCHAPECÓ (2005). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2010). Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Professora dos anos iniciais da Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta. Atua como Assistente Técnica Pedagógica no Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação como professora de anos iniciais, orientação escolar, coordenação pedagógica.

Nadir Castilho Delizoicov, Professora Dra. do Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Atua no grupo de pesquisa formação de professores, produção do conhecimento e processos pedagógicos. Professora colaboradora do PPGECT – UFSC.

Graduação em Pedagogia e em Ciências Físicas e Biológicas. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Foi professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, onde atuou no Curso de Mestrado em Educação, do qual foi coordenadora de 2003 a 2005. Atualmente é professora Titular do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. É professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de educação, principalmente nos seguintes temas: metodoloiga do ensino de ciências/biologia, formação de professor, ensino de ciências naturais/ciências e biologia, epistemologia, história da ciência e ensino, pesquisa e formação de professores.

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Published

2018-12-06

How to Cite

MORESCHO, S. M. Z.; DELIZOICOV, N. C. The continous training of National Covenant for Improving High School in Regional Education Management of Chapecó, SC. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. esp, p. 345–376, 2018. DOI: 10.18593/r.v43iesp.16464. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16464. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua

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