INTERLOCUÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: POLÍTICAS PÚBLICAS COMO REGULADORAS DA EDUCAÇÃO/DIALOGUES BETWEEN BASIC AND HIGHER EDUCATION: PUBLIC POLICIES AS REGULATORY OF EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9201Resumo
Objetivou-se analisar os limites e as possibilidades das ações pedagógicas no contexto da gestão educacional, a partir dos impactos, impasses e desafios enfrentados pelos sistemas e respectivas instituições no contexto de implementação das políticas públicas educacionais nas reformas educacionais, a partir da interlocução entre Educação Básica e Superior. Utilizou-se pesquisa documental, consulta à base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Conclui-se que todos os sujeitos envolvidos precisam se apoderar dos conceitos basilares que promovem as reformas, evitando uma pseudogestão democrática, que acaba por mascarar o interesse em regulação e controle que perpassa sua formulação das mesmas.
Palavras-chave: Políticas públicas. Educação Básica. Educação Superior. Gestão Educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.