EDUCAÇÃO PERMANENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS: PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS/CONTINUING EDUCATION AND PUBLIC POLICIES: PRACTICE PROBLEMS AND KNOWLEDGE PRODUCTION
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9189Resumo
A demanda para profissionalização de operadores locais de políticas públicas coloca em pauta a educação permanente. O objetivo com este artigo foi apresentar uma perspectiva que se particulariza por duas noções operativas: crise do praticante e tensão paradigmática. Essas noções fundamentam um método para problematização de práticas profissionais, do qual se desdobram uma metodologia para construção do problema e cinco procedimentos metodológicos complementares. O trabalho com esse método indica a existência de um conjunto diversificado de problemas/temas e condições para a formação do praticante. Nesse caminho, interrogam-se políticas públicas, a partir da análise de situações singulares de práticas profissionais, e destaca-se a pertinente indissociabilidade entre formação profissional e pesquisa científica.
Palavras-chave: Educação permanente. Políticas públicas. Multirreferencialidade. Análise institucional. Pesquisa-formação.
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