AÇÕES E ESTRATÉGIAS COM INCIDÊNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO/ACTIONS AND STRATEGIES WITH INCIDENCE IN THE PEDAGOGICAL PRACTICES: IMPLICATIONS TO THE EDUCATIONAL QUALITY
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v40i0.8902Resumo
Neste artigo, a proposta foi analisar a diversidade e a natureza das ações e estratégias planejadas e implementadas em 18 escolas públicas municipais de Ensino Fundamental, localizadas na região Oeste catarinense, integrantes da amostra do Programa Observatório da Educação, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Obeduc/Capes). A base empírica deste artigo é uma investigação de abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. A produção de material empírico ocorreu por meio de questionário misto aplicado aos secretários da educação e gestores das escolas pesquisadas. A análise das respostas ao questionário aplicado foi precedida pela tabulação dos dados relativos às questões fechadas e pela definição de categorias oriundas das questões abertas. Constataram-se ações e estratégias com potencial para contribuir com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e, logo, com reflexo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Qualidade da Educação Básica. Políticas Públicas de Avaliação. Gestores Escolares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.