AÇÕES E ESTRATÉGIAS COM INCIDÊNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO/ACTIONS AND STRATEGIES WITH INCIDENCE IN THE PEDAGOGICAL PRACTICES: IMPLICATIONS TO THE EDUCATIONAL QUALITY

Autores

  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Mônica Piccione Gomes Rios PUC Campinas
  • Naidi Carmen Gabriel
  • Sherlon Cristina De Bastiani

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i0.8902

Resumo

Neste artigo, a proposta foi analisar a diversidade e a natureza das ações e estratégias planejadas e implementadas em 18 escolas públicas municipais de Ensino Fundamental, localizadas na região Oeste catarinense, integrantes da amostra do Programa Observatório da Educação, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Obeduc/Capes). A base empírica deste artigo é uma investigação de abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. A produção de material empírico ocorreu por meio de questionário misto aplicado aos secretários da educação e gestores das escolas pesquisadas. A análise das respostas ao questionário aplicado foi precedida pela tabulação dos dados relativos às questões fechadas e pela definição de categorias oriundas das questões abertas. Constataram-se ações e estratégias com potencial para contribuir com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e, logo, com reflexo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Qualidade da Educação Básica. Políticas Públicas de Avaliação. Gestores Escolares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Mestrado. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). E-mail: mariateresa.trevisol@unoesc.edu.br

Mônica Piccione Gomes Rios, PUC Campinas

Docente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação da PUC-Campinas. Doutora em Educação pela PUC/SP.  E-mail: monica.rios@puc-campinas.edu.br

Naidi Carmen Gabriel

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de Joaçaba (SC). E-mail: naidigabriel@gmail.com.br

Sherlon Cristina De Bastiani

Pedagoga. Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. E-mail: sherlondebastiani@gmail.com

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

CERON TREVISOL, M. T.; PICCIONE GOMES RIOS, M.; GABRIEL, N. C.; DE BASTIANI, S. C. AÇÕES E ESTRATÉGIAS COM INCIDÊNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO/ACTIONS AND STRATEGIES WITH INCIDENCE IN THE PEDAGOGICAL PRACTICES: IMPLICATIONS TO THE EDUCATIONAL QUALITY. Roteiro, [S. l.], v. 40, p. 193–214, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i0.8902. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8902. Acesso em: 22 dez. 2024.