O LÚDICO COMO PRÁTICA EDUCATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESTAÇÃO COMUNITÁRIA DO BAIRRO JARDIM GONZAGA EM SÃO CARLOS, SP / The ludic activities as an educational practice: an experience in community station of Jardim Gonzaga district in São Carlos, SP
Resumo
Este artigo objetivou analisar as atividades de educadores no Projeto Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolvido com crianças de 5 a 12 anos, na Estação Comunitária do Bairro Jardim Gonzaga, na cidade de São Carlos, SP. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou como instrumento para a construção dos dados a observação participante. As observações foram registradas em diário de campo e produzidas notas descritivas que deram suporte à análise dos dados. Estes revelaram que as atividades propostas pelo Projeto potencializaram processos educativos de convívio em grupo e a ampliação do repertório de atividades lúdicas das crianças, bem como o aprendizado de regras de convívio social e o desenvolvimento físico das crianças.
Palavras-chave: Lúdico. Práticas sociais. Processos educativos.
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