MULTICULTURALIDADE, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DAS COMUNIDADES DO OESTE DE SANTA CATARINA / Multiculturalism, Education and Diversity: The constituent elements of the communities of Western Santa Catarina
Resumo
A sociedade pós-moderna, com sua crescente complexidade, promove transformações nas escolhas, na forma de viver, se relacionar e amar. Estabelece novas relações decorrentes da sociedade de informação, da crise da identidade do sujeito e da expansão dos processos globalizantes. O mundo passa a se aglutinar por meio dos avanços tecnológicos, da homogeneização da cultura baseada no consumo de massa e dos processos de verticalização. Assim, a “deriva” humana ganha vulto com o processo de esfacelamento dos pressupostos éticos, morais e identitários. Os laços tornam-se virtuais, vazios de contato humano e ansiosos por preenchimentos afetivos, inconclusos e sem amparo. A esse momento histórico, pensadores, como Bauman (1997), Morin (2005), Lyotard (2006), Giddens (1991) e Anderson (1999) denominaram Pós-modernidade. E, nesse turbilhão, as práticas econômicas, sociais, religiosas e educacionais ganham nova subjetivação. O objetivo deste artigo é apresentar as características do modelo tradicional de comunidade implantado no Oeste Catarinense a partir do século XX por migrantes de descendência europeia. A comunhão, a unidade e a copertinência foram elementos precisamente constitutivos das comunidades. O desmanche do antigo significado da comunidade veio com a globalização, com a informática e a emancipação dos fluxos de informação e comunicação. Especificamente, na educação concentram-se os maiores desafios: a escola está preparada para acolher gerações de alunos educados sem o Outro e com ausência de significações? Enfim, o processo globalizante impacta no respeito à diversidade sociocultural, étnico-racial, etária e geracional, de gênero e orientação afetivo-sexual.
Palavras-chave: Comunidade. Processos globalizantes. Homogeneização. Significações.
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