OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marta Nascimento Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i1.6264

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos pelos professores de Educação Física no cotidiano de suas práticas pedagógicas na escola. O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi uma escola pública de Santa Maria, RS, tendo as informações coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física do ensino fundamental. Para analisar as informações coletadas, foi utilizada a análise de conteúdo. Concluímos que os principais desafios encontrados são a falta de espaço físico e material, a desvalorização da Educação Física, a falta de união e companheirismo entre os professores, os baixos salários, as limitações quanto à maneira de o professor desenvolver suas aulas, a indisciplina e violência entre os alunos e as dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências.

Palavras-chave: Educação Física. Desafios. Prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Nascimento Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física (UNICRUZ); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UNICRUZ); Especialista em Esporte Escolar (UnB); Mestre em Educação (UFSM); Professora de Educação Física da rede de ensino do Estado do Rio Grande do Sul.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UNICRUZ); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutorando em Ciências Médicas (UFSC).

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) do CE/UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM.

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Licenciado em Educação Física (UFSM); Especialista em Ensino e Pesquisa do Movimento Humano (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Professor do Departamento de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

MARQUES, M. N.; KRUG, R. de R.; KRUG, H. N.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da. OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 169–206, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i1.6264. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6264. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)