“AVALIAÇÃO: TE OLHEI POR UM MONÓCULO E ENXERGUEI A PROVA” / “Evaluation: I looked at you for a monocle and I saw the test”

Autores

  • Juliana Camila Barbosa Mendes Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ
  • Profª Drª Rita de Cássia Prazeres Frangella Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho desdobrou-se de uma dissertação de mestrado, que tem como desenho de pesquisa a investigação dos movimentos da política de avaliação a partir da mudança curricular na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Apoiada nas discussões de Ball (1992), utilizo o Ciclo de Políticas como modelo analítico para entender o processo de articulação entre esferas políticas. Assim, concebo a relação entre currículo e avaliação como lugar de negociação, embates e disputas, no qual analiso os sentidos de uma prática avaliativa padronizada e sua relação com a produção curricular. Portanto, argumento que essa política criou um consenso hegemônico quanto à avaliação como competência técnica, partir da inversão do sentido de qualidade traduzido no discurso do texto político.

Palavras-chave: Avaliação. Qualidade. Política curricular. Prova. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Camila Barbosa Mendes, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (2014), na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ.

Profª Drª Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado (2002) e Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Proped.

Downloads

Publicado

25-09-2014

Como Citar

MENDES, J. C. B.; FRANGELLA, P. D. R. de C. P. “AVALIAÇÃO: TE OLHEI POR UM MONÓCULO E ENXERGUEI A PROVA” / “Evaluation: I looked at you for a monocle and I saw the test”. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 331–346, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4278. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Sistema Nacional de Avaliação