RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: FRONTEIRAS INVISÍVEIS QUE DEMARCAM MODOS DE SER

Autores

  • Sueli Salva Universidade Federal de Santa Maria
  • Ethiana Sarachin Ramos
  • Keila de Oliveira

Resumo

Este artigo visou problematizar as concepções acerca das relações de gênero a partir da análise de narrativas produzidas por professores(as) que integram a pesquisa “Infâncias, juventudes e relações de gênero no contexto educativo escolar”. A pesquisa tem como objetivo compreender as concepções de gênero e a implicação de tais concepções no contexto educativo. As narrativas autobiográficas construídas pelos(as) participantes da pesquisa sinalizam que as diferenças sociais e culturais estão atravessadas pelo discurso de uma natureza que constitui homens e mulheres de modo diferente, revelando as múltiplas estratégias utilizadas por diferentes sujeitos sociais, mediante um ardiloso trabalho para construir tais diferenças.

Palavras-chave: Relações de gênero. Práticas educativas. Narrativas autobiográficas.

 

 

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Biografia do Autor

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

 

 Pedagoga, Especialista em Dança, Doutora em Educação pela UFRGS, professora adjunta do Centro de Educação – departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM, atuando na linha de pesquisa ‘Práticas Escolares e Políticas Públicas’, integrante do Grupo de Pesquisa Filosofia, Cultura e Ensino Médio - FILJEM, e do grupo de pesquisa Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância.

Ethiana Sarachin Ramos – Graduada em Pedagogia-Licenciatura Plena pela UFSM. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Está inserida na linha de pesquisa ‘Práticas Escolares e Políticas Públicas. Participa do projeto “Culturas Juvenis e Formação Educacional: um Estudo com Jovens Estudantes das Escolas Públicas de Santa Maria que se Afastam dos Processos Formativos"/UFSM. Também é colaboradora do projeto "Infâncias Juventudes e Relações de Gênero no Contexto Educativo Escolar"/UFSM.  
 

Keila de Oliveira - Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC do projeto de pesquisa Infância, Juventude e Formação Educacional: um estudo sobre a vida cotidiana dos pais e das crianças seus filhos e filhas que vivem nas Casas do Estudante Universitário (CEU). Colaboradora no projeto de pesquisa e extensão “Infâncias, Juventudes e Relações de Gênero no Contexto Educativo Escolar”/UFSM 

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Publicado

19-05-2014

Como Citar

SALVA, S.; SARACHIN RAMOS, E.; DE OLIVEIRA, K. RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: FRONTEIRAS INVISÍVEIS QUE DEMARCAM MODOS DE SER. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 217–240, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4049. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos