PROJETO DESENVOLVIMENTISTA E A GÊNESE DO CURSO DE PEDAGOGIA EM SANTA CATARINA NA DÉCADA DE 1960

Autores

  • Letícia Carneiro Aguiar Unversidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Resumo

Este artigo analisou a gênese do Curso de Pedagogia no Estado de Santa Catarina. Procurou evidenciar as circunstâncias que favoreceram a criação dos dois primeiros Cursos de Pedagogia na década de 1960 – na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Discutiu o contexto sociopolítico que criou condições objetivas para o surgimento destes Cursos e que definiu a sua identidade “prático-institucional”. Evidenciou-se que o Governo estadual, pautado no binômio educação e desenvolvimento, adotou ações políticas materiais concretas que foram fundamentais para a emergência dos Cursos de Pedagogia. O Curso foi criado para atender a demandas do sistema estadual de ensino de professores para a Escola Normal e de técnicos em educação.

Palavras-chave: Pedagogia. Política Educacional. Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Carneiro Aguiar, Unversidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Graduação em Pedagogia e Serviço Social; Mestrado e Doutorado em Educação; Professora Permanente do PPGE/Unisul e do curso de graduação em Pedagogia; Integrante do Gupo de Pesquisa/CNPq Política e Gestão da Educação.

Downloads

Publicado

19-05-2014

Como Citar

AGUIAR, L. C. PROJETO DESENVOLVIMENTISTA E A GÊNESE DO CURSO DE PEDAGOGIA EM SANTA CATARINA NA DÉCADA DE 1960. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 87–102, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3542. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos