Os princípios gerais do teatro na escola e o afastamento da atividade teatral significativa da escola brasileira
Resumo
No presente artigo discutem-se aspectos relacionados ao teatro no contexto escolar, entre os quais se destacam os princípios dessa linguagem no âmbito da educação. Entre os diversos princípios que podem justificar a presença da atividade teatral na escola, no artigo apresentam-se reflexões sobre a socialização, o desenvolvimento global e harmonioso, o despertar da consciência crítica e a experiência estética que o contato dos alunos com o teatro pode proporcionar. Em seguida, com o objetivo de perceber criticamente a situação da arte dramática na escola brasileira, no texto pontuam-se as causas do afastamento da atividade teatral significativa, comprometida com os princípios anteriormente apresentados, do contexto escolar e, por fim, destaca-se a falta de um espaço para a leitura do texto teatral na escola como uma das causas do referido afastamento.
Palavras-chave: Teatro. Escola. Princípios do Teatro.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.