Os princípios gerais do teatro na escola e o afastamento da atividade teatral significativa da escola brasileira

Autores/as

  • Fabiano Tadeu Grazioli

Resumen

No presente artigo discutem-se aspectos relacionados ao teatro no contexto escolar, entre os quais se destacam os princípios dessa linguagem no âmbito da educação. Entre os diversos princípios que podem justificar a presença da atividade teatral na escola, no artigo apresentam-se reflexões sobre a socialização, o desenvolvimento global e harmonioso, o despertar da consciência crítica e a experiência estética que o contato dos alunos com o teatro pode proporcionar. Em seguida, com o objetivo de perceber criticamente a situação da arte dramática na escola brasileira, no texto pontuam-se as causas do afastamento da atividade teatral significativa, comprometida com os princípios anteriormente apresentados, do contexto escolar e, por fim, destaca-se a falta de um espaço para a leitura do texto teatral na escola como uma das causas do referido afastamento.

Palavras-chave: Teatro. Escola. Princípios do Teatro.

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Cómo citar

GRAZIOLI, F. T. Os princípios gerais do teatro na escola e o afastamento da atividade teatral significativa da escola brasileira. Roteiro, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 7–24, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/317. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos