O papel da Matemática na vida cotidiana: uma análise das concepções de professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.29377

Palavras-chave:

Concepções dos professores, Vida cotidiana, Educação Matemática

Resumo

Tendo como pressuposto que a forma como os professores entendem a relação entre o conhecimento matemático e a formação do estudante, bem como o modo com que agem embasados ou não neste entendimento, são aspectos que influenciam as suas ações de ensino, o presente texto tem como objetivo investigar as inter-relações entre a concepção dos professores do conhecimento matemático manifesto na vida dos estudantes e suas possíveis implicações para o ensino. Para atingir esse propósito, buscou-se identificar a manifestação dos professores em relação ao lugar que ocupa o conhecimento matemático na vida dos estudantes e como esse papel influi no ensino. Foram entrevistados sete professores efetivos, formados a partir de 1991 e que lecionam para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade de Santa Catarina. As entrevistas, semiestruturadas, foram gravadas e transcritas, o que possibilitou a organização das falas em núcleos temáticos para a análise respaldada no materialismo histórico-dialético, em especial, nas elaborações teóricas sobre o Cotidiano, na Teoria Histórico-Cultural e em contribuições dos autores vinculados a Pedagogia Histórico-Crítica. Percebeu-se que as concepções dos professores valorizam de maneira positiva uma expressão imediata dos conceitos matemáticos na vida dos estudantes; que consideram haver uma natureza distinta entre a manifestação da Matemática na escola e em atividades fora dela; e que é necessário a vinculação entre a manifestação imediata da Matemática com a manifestação da Matemática no ensino escolar.

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Biografia do Autor

Iuri Kieslarck Spacek, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Licenciado em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e mestre em Educação pela mesma universidade. Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Criciúma.

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Licenciado em Educação Física pela UFSC; Especialista em Planejamento e Avaliação em Educação Física; Doutor em Educação (UFSC); doutorado Sanduíche na Università de Urbino (Itália); Estágio Pós-doutoral na Facultad de Psicología da Universidad de La Habana (Cuba). Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação.  

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Publicado

06-12-2022

Como Citar

SPACEK, I. K.; ORTIGARA, V. O papel da Matemática na vida cotidiana: uma análise das concepções de professores de Matemática. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e29377, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.29377. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/29377. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua