Programa Future-se: impactos sobre a autonomia das Instituições Federais de Ensino e sobre o direito à educação

Autores

  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú https://orcid.org/0000-0002-8275-7714
  • Tamiris Possamai Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23778

Palavras-chave:

Future-se, Instituições Federais de Ensino, Mercadorização da Educação

Resumo

Este artigo possui como propósito refletir as implicações do Programa Future-se sobre a autonomia das Instituições Federais de Ensino e o direito à educação, neste caso, à educação superior. Para tanto, serão apresentados aspectos do cenário político de ataques aos direitos sociais dos brasileiros, a fim de analisar possíveis desdobramentos, tais como: o uso do Projeto de Lei como instrumento do atual governo para estreitar ainda mais as relações com o setor produtivo e empresarial, restrição da autonomia universitária e alteração das características precípuas e finalidades das universidades e institutos federais. A técnica de pesquisa utilizada foi a análise documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa, e parte da compreensão de que as relações sociais são determinadas, historicamente, pelo modo de produção, obstinando a destruição da pseudoconcreticidade (KOSIK, 1976). A análise realizada nos permite afirmar que o Future-se não possui relação com a melhoria da qualidade da educação brasileira, mas vem à reboque das necessidades do capital a fim de obedecer demandas privadas que, em curto prazo, pretendem tornar as Instituições Federais de Ensino lócus de desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimentos comprometidos com a lógica da mercadorização da educação, e, portanto, alheia ao desenvolvimento integral dos estudantes e ao pleno gozo do direito à educação.

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Biografia do Autor

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente sou professora nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú. Atuo principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Educação Profissional e Formação de professores. Membro e vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense e membro/pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Lato Sensu do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

Tamiris Possamai, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Mestranda em Educação no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú/SC. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Campus Rio do Sul/SC (2017). Servidora do Instituto Federal Catarinense (em afastamento integral para cursar Pós-Graduação Stricto Sensu).

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Publicado

27-07-2020

Como Citar

SILVA, F. L. G. R. da; POSSAMAI, T. Programa Future-se: impactos sobre a autonomia das Instituições Federais de Ensino e sobre o direito à educação. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–20, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.23778. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23778. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua