DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS
Resumo
Resumo: Este texto traz uma discussão sobre o conteúdo da disciplina Pesquisa em Educação - disciplina que tem por objetivo ensinar a atividade investigativa no campo do conhecimento em educação. Com a preocupação em discutir o significado desta disciplina e sua importância na formação do pesquisador, o argumento central deste trabalho é que a escolha metodológica e a construção dos instrumentos de pesquisa são ações orientadas pela perspectiva epistemológica. Considerando o pressuposto de que a opção por um determinado método de pesquisa e a definição dos procedimentos para o trabalho empírico são ações sustentadas por determinada forma de entendimento epistemológico, serão apresentados os argumentos que destacam a importância da orientação epistemológica sobre o processo investigativo.
Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Métodos e técnicas. Pressupostos epistemológicos. Construção teórica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.