DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS

Autores/as

  • Natália Regina de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Siomara Borba Leite Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

Resumo: Este texto traz uma discussão sobre o conteúdo da disciplina Pesquisa em Educação - disciplina que tem por objetivo ensinar a atividade investigativa no campo do conhecimento em educação. Com a preocupação em discutir o significado desta disciplina e sua importância na formação do pesquisador, o argumento central deste trabalho é que a escolha metodológica e a construção dos instrumentos de pesquisa são ações orientadas pela perspectiva epistemológica. Considerando o pressuposto de que a opção por um determinado método de pesquisa e a definição dos procedimentos para o trabalho empírico são ações sustentadas por determinada forma de entendimento epistemológico, serão apresentados os argumentos que destacam a importância da orientação epistemológica sobre o processo investigativo.
Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Métodos e técnicas. Pressupostos epistemológicos. Construção teórica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natália Regina de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Siomara Borba Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professora Associada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicado

2013-10-11

Cómo citar

DE ALMEIDA, N. R.; LEITE, S. B. DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 273–288, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos