A DINÂMICA INTERLOCUTIVA NA SALA DE AULA E O APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10267

Resumo

Resumo: Com este trabalho, parte de uma pesquisa mais ampla, analisou-se o desenvolvimento de uma atividade de ciências e os efeitos produzidos com os alunos de cinco e seis anos de idade de uma escola pública do interior do Paraná. Tomou-se como base teórica a perspectiva histórico-cultural, e como procedimento investigativo a abordagem microgenética. Realizaram-se observações e gravação em vídeo das aulas, que, posteriormente, foram transcritas. Os resultados apontaram uma defesa pelo ato de ensinar no contexto estudado e, por meio deste, de transmitir os conhecimentos sistematizados; entretanto, a mediação pedagógica nem sempre favoreceu a compreensão pretendida pela professora.

Palavras-chave: Educação infantil. Ensino e aprendizagem de ciências. Mediação pedagógica.

 THE SPEAKER DYNAMICS IN THE CLASSROOM AND THE SCIENCE LEARNING IN CHILD EDUCATION

Abstract: With this work, part of a wider research, it was analyzed the development of a science activity and the effects produced with five and six-year old students from a public school in Paraná countryside. The historic-cultural perspective was taken as theory basis, and the micro genetics approach as investigative procedure. Observations and video recording were done, and, later, transcribed. The results showed a defense for the teaching act in the studied context and, through it, of transmitting the systemized knowledge; however, the pedagogical intermediation not always favored the comprehension intended by the teacher.

Keywords: Child education. Science teaching and learning. Pedagogical mediation.

 LA DINÁMICA INTERLOCUTORA EN EL AULA Y EL APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS EN LA EDUCACIÓN INFANTIL

Resumen: Este trabajo, que forma parte de una investigación más amplia analizó el desenvolvimiento de una actividad de ciencias y los efectos producidos con los estudiantes de 5/6 años de edad, en una escuela pública del interior de Paraná. Tomamos como base teórica la perspectiva histórico-cultural y como método de investigación el abordaje microgenético. Fueron hechos observaciones y video-grabaciones de las lecciones que, posteriormente, fueron transcriptas. Los resultados apuntaron una defensa por el hecho de enseñar en el contexto estudiado y, por medio de este, transmitir conocimientos sistematizados, entretanto, la mediación pedagógica ni siempre favoreció la comprensión pretendida por la profesora.

Palabras clave: Educación infantil. Enseñanza y aprendizaje de las ciencias. Mediación pedagógica. 

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Biografia do Autor

Camila Alvares, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/PR). Professora da rede pública de ensino do município de Cambé/Paraná. Pesquisadora nos grupos de pesquisa Escola e Formação (UEL/PR) e AULA: Trabalho Docente na Formação Inicial (UNICAMP/SP). E-mail: mila.alvares@hotmail.com.

Carlos Toscano, Universidade Estadual de Londrina

Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina/Paraná, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Escola e Formação da Universidade Estadual de Londrina – Londrina/Paraná/Brasil e pesquisador do Grupo de Pesquisa AULA: Trabalho Docente na Formação Inicial da Universidade de Campinas – Campinas/São Paulo/Brasil.

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Publicado

04-10-2016

Como Citar

ALVARES, C.; TOSCANO, C. A DINÂMICA INTERLOCUTIVA NA SALA DE AULA E O APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 3, p. 697–724, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i3.10267. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10267. Acesso em: 5 nov. 2024.