O LÚDICO COMO ARTICULADOR DA APRENDIZAGEM NO PIBID
Resumo
Com este trabalho, apresentou-se a organização do livro publicado, no qual foram socializadas algumas estratégias de intervenção pedagógica realizadas pelos bolsistas pibidianos da Universidade do Oeste de Santa Catarina, nas escolas conveniadas em que atuam. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as Instituições Universitárias, que objetiva a formação inicial para a docência. Os bolsistas são alunos dos cursos de Licenciatura. Priorizou-se o registro de atividades lúdicas, considerando que a aprendizagem significativa deve ocorrer em ambientes de colaboração e parceria, que não amedrontam e não intimidam e, por isso, possibilitam a participação efetiva dos alunos. As atividades descritas no livro atendem a objetivos educacionais de construção do conhecimento em diferentes áreas do saber. Alicerçadas nos princípios da interação, parceria, emoções e sentimentos presentificados, evidenciam que os processos educacionais cooperativos possibilitam a aprendizagem mediada em relações de confiança e de respeito às diferenças. Por meio deste trabalho de publicação do livro, pôde-se perceber a necessidade de trazer exemplos de atividades lúdicas para a educação básica e a reflexão sobre o lúdico e sua importância no ensino-aprendizagem. Falar em lúdico é algo sério, pois a brincadeira e o brincar são ações nas quais devemos acreditar para um bom processo educativo. O lúdico é um momento em que a criança ou o adolescente entram em contato com o mundo que os cerca, levando-os ao encantamento, ao estabelecimento de ideias e relações lógicas com os materiais com os quais entram em contato, fazendo integrações com suas percepções e as percepções do outro, socializando e interagindo com o meio em que estão inseridos, trabalhando as emoções e os sentimentos individuais e coletivos.
Palavras-chave: Lúdico. Pibid. Unoesc.