O LÚDICO COMO ARTICULADOR DA APRENDIZAGEM NO PIBID

Autores

  • Patrícia Aparecida Pedroso UNOESC
  • Regina Oneda Mello

Resumo

Com este trabalho, apresentou-se a organização do livro publicado, no qual foram socializadas algumas estratégias de intervenção pedagógica realizadas pelos bolsistas pibidianos da Universidade do Oeste de Santa Catarina, nas escolas conveniadas em que atuam. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as Instituições Universitárias, que objetiva a formação inicial para a docência. Os bolsistas são alunos dos cursos de Licenciatura. Priorizou-se o registro de atividades lúdicas, considerando que a aprendizagem significativa deve ocorrer em ambientes de colaboração e parceria, que não amedrontam e não intimidam e, por isso, possibilitam a participação efetiva dos alunos. As atividades descritas no livro atendem a objetivos educacionais de construção do conhecimento em diferentes áreas do saber. Alicerçadas nos princípios da interação, parceria, emoções e sentimentos presentificados, evidenciam que os processos educacionais cooperativos possibilitam a aprendizagem mediada em relações de confiança e de respeito às diferenças. Por meio deste trabalho de publicação do livro, pôde-se perceber a necessidade de trazer exemplos de atividades lúdicas para a educação básica e a reflexão sobre o lúdico e sua importância no ensino-aprendizagem. Falar em lúdico é algo sério, pois a brincadeira e o brincar são ações nas quais devemos acreditar para um bom processo educativo. O lúdico é um momento em que a criança ou o adolescente entram em contato com o mundo que os cerca, levando-os ao encantamento, ao estabelecimento de ideias e relações lógicas com os materiais com os quais entram em contato, fazendo integrações com suas percepções e as percepções do outro, socializando e interagindo com o meio em que estão inseridos, trabalhando as emoções e os sentimentos individuais e coletivos.

Palavras-chave: Lúdico. Pibid. Unoesc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Pedroso, UNOESC

Coordenadora de gestão do PIBID /UNOESC

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Pedroso, P. A., & Oneda Mello, R. (2015). O LÚDICO COMO ARTICULADOR DA APRENDIZAGEM NO PIBID. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8038

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>