A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO BASE PARA RECONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES

Autores

  • Ortenila sopelsa Sopelsa UNOESC
  • Mirelle Araujo Casagrande Unoesc
  • Márcio Trevisol Unoesc
  • Regina Oneda Mello Unoesc

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido mediante uma pesquisa bibliográfica e teve como objetivo geral conhecer e entender a transdisciplinaridade como atitude favorável para a reconstrução dos saberes docentes no Ensino Fundamental. Os principais autores que geraram sustentação ao estudo foram Morin (2010); Morin (2003); Japiassu (1976); Santos (2008); Weil (1993) e Nicolescu (1999). O estudo teórico oportunizou a compreensão da necessidade da concepção transdisciplinar nos processos do ensino e da aprendizagem. A fim de contemplar os objetivos da pesquisa, foram realizadas leituras, discussões e reflexões acerca de textos de Morin com 120 alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Na concepção dos alunos, os estudos e as reflexões sobre os conceitos de Morin em relação à transdisciplinaridade possibilitaram-lhes espaços de interlocução e apropriação do conhecimento para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Considera-se que os cursos de Licenciatura têm o compromisso de superar a fragmentação disciplinar e avançar as fronteiras da transdisciplinaridade, uma vez que o desafio da educação reside na necessidade de restabelecer a incerteza como força motora para as perguntas.

Palavras-chave: Transdisciplinaridade.  Ensino. Aprendizagem. Saberes Docentes.

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Publicado

02-09-2014

Como Citar

Sopelsa, O. sopelsa, Araujo Casagrande, M., Trevisol, M., & Oneda Mello, R. (2014). A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO BASE PARA RECONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 20. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5227

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

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