A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO BASE PARA RECONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido mediante uma pesquisa bibliográfica e teve como objetivo geral conhecer e entender a transdisciplinaridade como atitude favorável para a reconstrução dos saberes docentes no Ensino Fundamental. Os principais autores que geraram sustentação ao estudo foram Morin (2010); Morin (2003); Japiassu (1976); Santos (2008); Weil (1993) e Nicolescu (1999). O estudo teórico oportunizou a compreensão da necessidade da concepção transdisciplinar nos processos do ensino e da aprendizagem. A fim de contemplar os objetivos da pesquisa, foram realizadas leituras, discussões e reflexões acerca de textos de Morin com 120 alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Na concepção dos alunos, os estudos e as reflexões sobre os conceitos de Morin em relação à transdisciplinaridade possibilitaram-lhes espaços de interlocução e apropriação do conhecimento para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Considera-se que os cursos de Licenciatura têm o compromisso de superar a fragmentação disciplinar e avançar as fronteiras da transdisciplinaridade, uma vez que o desafio da educação reside na necessidade de restabelecer a incerteza como força motora para as perguntas.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Ensino. Aprendizagem. Saberes Docentes.