A TRANSDISCIPLINARIDADE NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ortenila Sopelsa UNOESC
  • Jaqueline Ferrari
  • Regina Oneda Mello UNOESC
  • Juliana Ansiliero

Resumo

Com este estudo se objetivou investigar como a transdisciplinaridade pode contribuir nos processos do ensino e da aprendizagem no Ensino Fundamental, visando superar o conhecimento científico fragmentado e reduzido em diferentes disciplinas. O pressuposto foi subsidiar teórica e metodologicamente os sujeitos envolvidos. A pesquisa qualitativa, com abordagem participante, foi desenvolvida em uma escola pública municipal. Participaram a gestora escolar, a professora do 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos. Os dados foram coletados mediante grupo de estudos envolvendo a professora, a gestora e as pesquisadoras; entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora e 10 alunos selecionados, além de observação direta. A partir de estudos teóricos, desenvolveu-se um projeto coletivo com métodos e ações transdisciplinares. Os resultados parciais apontam que as atividades de ensino e de aprendizagem articuladas em torno de um tema, associando conteúdo das diferentes áreas do conhecimento, possibilitam uma abordagem transdisciplinar. Na percepção da professora, os estudos e as reflexões realizadas a partir da teoria lhe possibilitaram espaços de interlocução e apropriação do conhecimento no desenvolvimento de práticas pedagógicas centradas na ação de articular conteúdos e contextos. As observações diretas do envolvimento dos alunos nas atividades oportunizaram à professora e às pesquisadoras compreender como os alunos percebiam os temas estudados e como construíam um olhar sistêmico entre os diferentes sujeitos envolvidos. A forma de os alunos registrarem e de questionarem sobre os conteúdos trabalhados evidenciou que concretizavam, de forma substantiva, conhecimentos com os quais haviam se ocupado. Os resultados apontam também que a leitura, a interpretação e a produção de textos de gêneros diversos oportunizam aos alunos a compreensão de que há diferentes possibilidades de registrar o conhecimento, e que conhecimentos da matemática, da ciência, da geografia, da história e outras ciências integram o cotidiano. Em sua análise, a professora aponta que “[...] é preciso estudar muito, mas vale a pena quando se concretiza o resultado.” Aprender a associar conteúdos nos projetos coletivos é ousar planejar e apontar possibilidades para a construção transdisciplinar.

Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Ensino. Aprendizagem. Ensino Fundamental.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Sopelsa, O., Ferrari, J., Oneda Mello, R., & Ansiliero, J. (2015). A TRANSDISCIPLINARIDADE NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7882

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

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