O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Esta pesquisa teve como finalidade conhecer uma escola de educação infantil, a partir do componente curricular Estudos Teórico-Práticos da Educação na Infância da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC, do curso de pedagogia em Campos Novos. Aconteceu com alunos do Pré II, com um total de 25 alunos em período integral. O conhecimento do ambiente escolar e a observação de aulas sendo ministradas são muito importantes para que se possa ter consciência da realidade dos alunos e da infância. A observação e a pesquisa permite fazermos algumas constatações que são positivas e também negativas tornando-nos melhores como acadêmicos e como futuros professores.tem como eixo principal a importância do brincar na Educação Infantil, principalmente para crianças que estão inseridas nas creches de três a quatro anos de idade que é a linha de pesquisa. O trabalho do brincar na Educação Infantil refere-se a investigar como as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da criança no processo ensino aprendizagem , pois, sabe-se que através do brincar a criança desenvolve várias habilidades, como a atenção, memorização, imaginação, respeito, enfim, despertando todas as necessidades básicas para o processo de desenvolvimento infantil, que está em formação.
Palavras-chave: Brincar. Infância. Criança