OS SABERES DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A COMUNICAÇÃO E A LINGUAGEM

Autores

  • Patrícia Aparecida Pedroso UNOESC
  • Bruna Rodrigues de Barros Unoesc- Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sirlei Fischer Unoesc- Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa aconteceu numa escola municipal na cidade de Campos Novos na sala de aula do Pré I,  com objetivo geral de perceber  jeito próprio forma de realizar as atividades por cada uma das crianças. Todos são diferentes e com certeza são especiais. Com essa observação na escola viu-se sorrisos sinceros e também choros por motivos que muitos adultos achariam bobagem, mas sabe-se que para a criança com certeza o motivo do choro tem muita importância. Na sala de aula percebeu-se que entre elas, contém uma competição de quem fala mais alto. Todos querem atenção e quem fala mais alto com certeza a professora irá chamar a atenção. Sentiu-se falta do afeto entre professor e aluno e percebeu-se que os professores não conseguem ouvir as crianças. Sentiu-se lamentável a relação professor/aluno, pois em dialogo que professor com os alunos foram:  “Silêncio” “Fique sentado” “Não quero ouvir agora” “Não pule”. Esta pesquisa teve como finalidade conhecer uma escola de educação infantil, e como e se acontece diálogo e afeto na relação entre professor e aluno,  a partir do componente curricular Estudos Teórico-Práticos da Educação na Infância da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC, do curso de pedagogia em Campos Novos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Pedroso, UNOESC

Professora do cursod e Pedagogia Unoesc, coordenadora de extensão e pós-graduação UNOESC.

Bruna Rodrigues de Barros, Unoesc- Universidade do Oeste de Santa Catarina

Aluna do curso de Pedagogia da Unoesc Unidade de Campos Novos.

Sirlei Fischer, Unoesc- Universidade do Oeste de Santa Catarina

Aluna do curso de Pedagogia da Unoesc Unidade de Campos Novos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Pedroso, P. A., Barros, B. R. de, & Fischer, S. (2018). OS SABERES DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A COMUNICAÇÃO E A LINGUAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18296

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>