AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA REALIZAÇÃO DE FÓRUNS ACADÊMICOS
Resumo
Os processos avaliativos no ensino superior são regulamentados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), visando à melhoria da qualidade da educação superior, à orientação da expansão de sua oferta, ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional (MEC, 2015). Uma das formas de acompanhamento é por meio da avaliação institucional, que pode se dividir em duas modalidades: avaliação externa realizada por uma comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) ou via auto avaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição. Nesse sentido, este trabalho relata a experiência da Unoesc de Chapecó na realização de fóruns de discussão acadêmicos visando à socialização e reflexão dos resultados apresentados pelos métodos de avaliação citados. O objetivo dos fóruns acadêmicos é complementar de forma qualitativa os indicadores quantitativos expostos pelos métodos avaliativos existentes, uma vez que se entende a necessidade de um sistema que contemple as diversas percepções do processo avaliativo, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades. A dinâmica do fórum acontece por meio de duas reuniões semestrais realizadas pelos coordenadores com os líderes de turma, tendo como pauta analisar as condições de ensino e aprendizagem oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica dos cursos de graduação. Após a reunião, os resultados são socializados com os demais acadêmicos pelos representantes de turma e com os docentes, pela coordenação de curso. Como resultado do projeto, percebe-se que as lacunas encontradas durante as conversas podem ser supridas antes do encerramento do semestre, potencializando o ensino e ressaltando as práticas pedagógicas inovadoras. Destaca-se, também, a formação de lideranças entre os acadêmicos responsáveis por captar e filtrar as demandas da turma, expor nos fóruns e realizar a devolutiva. As melhorias também são percebidas na avaliação institucional quantitativa aplicada semestralmente, uma vez que problemas relativos a aspectos de sala de aula são corrigidos ao longo do semestre, melhorando os indicadores de aprendizagem e satisfação.
Palavras-chave: Avaliação. Fóruns acadêmicos. Líderes.