PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM GAMIFICADA E COLABORATIVA PARA GESTÃO DE GAPS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Celso Paulo Costa Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tiago Zonta Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Daiane Pavan Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Inocencia Boita Dalbosco Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rafaeli Pinheiro Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Manuela Gazzoni Passos Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A superação dos gaps no processo de ensino e aprendizagem perpassa pelo desenvolvimento de uma “pedagogia empreendedora”, característica transversal que exige uma mudança cultural na metodologia convencional de ensino-aprendizagem. Nessa, o professor é um desafiante e os alunos desafiados, envolvidos, estimulados a criar e resolver os desafios. Isso em conformidade com o propósito de formar pessoas capazes de inovar, criar, cooperar, aproveitar oportunidades. Neste contexto, a Unoesc Chapecó, visa inovar na forma de produzir conhecimento, oferecendo formas metodológicas diferenciadas. Uma das ações foi o desenvolvimento do Projeto de uma Plataforma de Aprendizagem Gamificada e Colaborativa para Gestão de Gaps no Processo de Ensino e Aprendizagem, que oferece um ambiente de interação online com textos, vídeos, banco de questões para aplicação de avaliações e simulados, por meio do qual é possível auferir resultados e potencializar a preparação dos acadêmicos. Em consonância com o exposto, disponibilizar uma ferramenta tecnológica acessível e valorizar a participação e desempenho dos usuários é convergente com o interesse e perfil de uma geração de estudantes que são nativos tecnológicos. Por isso a plataforma permite acumular pontos pelo desempenho, tempo de uso e número de atividades desenvolvidas, o que pode subsidiar oferta de certificação aos estudantes usuários. Como resultado, pretende-se que a articulação da tecnologia com o ensino melhorem o processo de aprendizagem, assegurando conceitos satisfatórios para os cursos ofertados na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Paulo Costa, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Celso Paulo Costa - Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA - RS (2004). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS (2008). Atualmente é Diretor de Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc Campus de Chapecó (2013-atual) e professor nos cursos de Direito e Educação Física, professor de Ensino Médio, disciplinas de Filosofia e Sociologia, no Colégio Marista São Francisco de Chapecó e professor de Filosofia no cursinho pré-vestibular Garra de Chapecó.

Tiago Zonta, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus Chapecó (2001), especialização em Ciência da Computação pela Univesidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005), especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Exponencial - FIE (2008) e mestrado em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2009). Atualmente é professor e coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação da Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC Chapecó. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em algoritmos, atuando principalmente na área de desenvolvimento de software.

Daiane Pavan, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Especialização em Comportamento e Gestão de Pessoas, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2010). Graduação em Administração, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2009). Coordenadora da Mobilidade Acadêmica e Assessora de Graduação da Unoesc Chapecó. Atua como docente na Unoesc Chapecó, nos cursos de Ciências Contábeis; Administração; Administração - Linha de formação em Comércio Exterior, Sistemas de Informação e Tecnólogos em Logística; Gestão Comercial e Gestão Ambiental.

Inocencia Boita Dalbosco, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui Mestrado Acadêmico em Administração e Pós -graduação em Gestão dos Negócios Internacionais e do Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Pós-graduação em nível de especialização na modalidade Formação para o Magistério Superior e Graduação em Administração de empresas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). É Coordenadora do Curso de Administração (linha de formação em Comércio Exterior), atua como professora dos Cursos de Administração, Comércio Exterior, Gestão Comercial e Logística, Coordenadora da Comissão própria de avaliação (CPA) na UNOESC-Chapecó. Foi coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior e Logística internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) - Chapecó Gestão 2015. Experiência de 9 anos na área de Comércio Exterior.

Rafaeli Pinheiro, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui especialização em Processo e Desenvolvimento de Software pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2010).

Manuela Gazzoni Passos, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2004), pós graduação em botânica pela Universidade Federal de Lavras e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, PR.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Costa, C. P., Zonta, T., Pavan, D., Dalbosco, I. B., Pinheiro, R., & Passos, M. G. (2016). PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM GAMIFICADA E COLABORATIVA PARA GESTÃO DE GAPS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11158

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>