CLIMA ESCOLAR, RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA E A PRODUÇÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS: DIÁLOGO COM PESQUISAS CIENTÍFICAS
Resumo
INTRODUÇÃO: As instituições escolares são corresponsáveis pelo desenvolvimento humano. Neste cenário, as pesquisas sobre o clima escolar vêm ocupando lugar de relevância na universidade e nas escolas. OBJETIVO: Analisar o que as pesquisas acadêmicas, particularmente as teses, tem enfatizado a respeito do clima escolar no ambiente educacional, particularmente nas relações de convivência e na produção de conflitos interpessoais. MÉTODO: A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, de abordagem qualitativa. Efetuou-se um estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, tendo como recorte temporal o período de 2018 a 2022. Utilizou-se os descritores “clima escolar”, “relações de convivência”, “conflito interpessoal”, entre aspas, com e sem o uso do operador booleano “AND”, na área de conhecimento educação e ensino-aprendizagem. Identificou-se 61 trabalhos. Para a seleção dos trabalhos para compor o corpus da análise, empregou-se critérios de inclusão: i) trabalhos que indicam os impactos do clima escolar no ambiente educacional; ii) trabalhos que abordam os resultados de intervenção visando o melhoramento do clima escolar; iii) trabalhos que analisam os desafios para melhoria do clima na escola; e, iv) trabalhos que estavam disponíveis na íntegra e online. E, como critérios de exclusão: i) trabalhos que apresentam a testagem e validação de instrumentos para mensurar o clima escolar; ii) trabalhos que citam o clima escolar apenas nos resultados da pesquisa. Após essa etapa da pesquisa, selecionou-se 5 produções acadêmicas. A análise das teses foi orientada pelos objetivos do estudo. RESULTADOS: Por meio das análises foi possível constatar que o clima escolar é constituído pelas percepções, expectativas e experiências vividas pelos integrantes da comunidade escolar. A forma como os indivíduos percebem essa atmosfera traz significativas influências sobre o comportamento, saúde mental e física de todos eles. CONCLUSÃO: Um clima escolar positivo constitui fator protetivo a problemas de convivência, baixo desempenho, insatisfação, uso de drogas, entre outros.