PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO NEPRE: MOBILIZANDO AÇÕES DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS EM ESCOLAS

Autores

  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-9289-4627
  • Stefany dos Santos da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Mônica Tessaro Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

Introdução: O atendimento de situações problema do cotidiano da escola, envolvendo as violências, o bullying, demandam a formação continuada, atualização e ressignificação de conhecimentos. Objetivo: Analisar que ações foram mobilizadas em profissionais, que atuam nos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPREs), vinculados à CRE de Joaçaba (SC) e que participaram de um Programa de Formação.  Método: Pesquisa descritiva, de cunho exploratório e de natureza qualitativa. A base empírica da pesquisa se deu por meio da análise do conteúdo de gravações, de encontros síncronos, de um Programa de Formação desenvolvido em um trabalho de tese de Doutorado[1], no período de junho a agosto, de forma síncrona, e até o mês de novembro de 2021, de forma assíncrona. A estrutura do programa compreendeu 40 horas de estudos, trocas entre os participantes, elaboração de um plano de ação visando a proposição de ações de enfrentamento e prevenção de problemas de violência, entre eles o bullying. Em virtude da pandemia da COVID-19, o programa foi desenvolvido no formato on-line. O estudo realizado observou os procedimentos éticos, assinatura dos Termos pela CRE e pelos participantes. Resultados: A análise realizada permite afirmar que o Programa de Formação promoveu a construção de conhecimentos, ressignificação de conceitos e reiterou a importância do fortalecimento das equipes dos NEPRES, no sentido de atender, prevenir e mediar a ocorrência de problemas do cotidiano, foco da proposta formativa. Conclusão: As ações antibullying devem incluir o conhecimento e engajamento da comunidade escolar.

[1] TESSARO, Mônica. Enfrentamento e prevenção do bullying e outras violências: construção de um programa de formação de profissionais que atuam na escola. 2022. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pós-Doutora em Psicologia e Ciências da Educação. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Responsável pelo projeto de pesquisa.

Stefany dos Santos da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Discente do Curso de Psicologia. Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Auxiliar de Pesquisa.

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Docente dos Cursos de Psicologia e Pedagogia da Unoesc. Colaboradora da Pesquisa.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Trevisol, M. T. C., da Silva, S. dos S., & Tessaro, M. (2022). PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO NEPRE: MOBILIZANDO AÇÕES DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS EM ESCOLAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31753. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31753

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>