PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO NEPRE: MOBILIZANDO AÇÕES DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS EM ESCOLAS
Resumo
Introdução: O atendimento de situações problema do cotidiano da escola, envolvendo as violências, o bullying, demandam a formação continuada, atualização e ressignificação de conhecimentos. Objetivo: Analisar que ações foram mobilizadas em profissionais, que atuam nos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPREs), vinculados à CRE de Joaçaba (SC) e que participaram de um Programa de Formação. Método: Pesquisa descritiva, de cunho exploratório e de natureza qualitativa. A base empírica da pesquisa se deu por meio da análise do conteúdo de gravações, de encontros síncronos, de um Programa de Formação desenvolvido em um trabalho de tese de Doutorado[1], no período de junho a agosto, de forma síncrona, e até o mês de novembro de 2021, de forma assíncrona. A estrutura do programa compreendeu 40 horas de estudos, trocas entre os participantes, elaboração de um plano de ação visando a proposição de ações de enfrentamento e prevenção de problemas de violência, entre eles o bullying. Em virtude da pandemia da COVID-19, o programa foi desenvolvido no formato on-line. O estudo realizado observou os procedimentos éticos, assinatura dos Termos pela CRE e pelos participantes. Resultados: A análise realizada permite afirmar que o Programa de Formação promoveu a construção de conhecimentos, ressignificação de conceitos e reiterou a importância do fortalecimento das equipes dos NEPRES, no sentido de atender, prevenir e mediar a ocorrência de problemas do cotidiano, foco da proposta formativa. Conclusão: As ações antibullying devem incluir o conhecimento e engajamento da comunidade escolar.
[1] TESSARO, Mônica. Enfrentamento e prevenção do bullying e outras violências: construção de um programa de formação de profissionais que atuam na escola. 2022. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, 2022.