CLIMA ESCOLAR, RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA E A PRODUÇÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS: DIÁLOGO COM PESQUISAS CIENTÍFICAS

Autores

  • Eloiza Aparecida Delfes Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Maiara Elis Lunkes Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-9289-4627

Resumo

INTRODUÇÃO: As instituições escolares são corresponsáveis pelo desenvolvimento humano. Neste cenário, as pesquisas sobre o clima escolar vêm ocupando lugar de relevância na universidade e nas escolas. OBJETIVO: Analisar o que as pesquisas acadêmicas, particularmente as teses, tem enfatizado a respeito do clima escolar no ambiente educacional, particularmente nas relações de convivência e na produção de conflitos interpessoais. MÉTODO: A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, de abordagem qualitativa. Efetuou-se um estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, tendo como recorte temporal o período de 2018 a 2022. Utilizou-se os descritores “clima escolar”, “relações de convivência”, “conflito interpessoal”, entre aspas, com e sem o uso do operador booleano “AND”, na área de conhecimento educação e ensino-aprendizagem. Identificou-se 61 trabalhos. Para a seleção dos trabalhos para compor o corpus da análise, empregou-se critérios de inclusão: i) trabalhos que indicam os impactos do clima escolar no ambiente educacional; ii) trabalhos que   abordam os resultados de intervenção visando o melhoramento do clima escolar; iii) trabalhos que analisam os desafios para melhoria do clima na escola; e, iv) trabalhos que estavam disponíveis na íntegra e online. E, como critérios de exclusão: i) trabalhos que apresentam a testagem e validação de instrumentos para mensurar o clima escolar; ii) trabalhos que citam o clima escolar apenas nos resultados da pesquisa. Após essa etapa da pesquisa, selecionou-se 5 produções acadêmicas. A análise das teses foi orientada pelos objetivos do estudo.  RESULTADOS: Por meio das análises foi possível constatar que o clima escolar é constituído pelas percepções, expectativas e experiências vividas pelos integrantes da comunidade escolar. A forma como os indivíduos percebem essa atmosfera traz significativas influências sobre o comportamento, saúde mental e física de todos eles. CONCLUSÃO: Um clima escolar positivo constitui fator protetivo a problemas de convivência, baixo desempenho, insatisfação, uso de drogas, entre outros.

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Biografia do Autor

Eloiza Aparecida Delfes, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Acadêmica do Curso de Psicologia, Unoesc, Campus de Joaçaba. Auxiliar de Pesquisa.

Maiara Elis Lunkes, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação-PPGEd, Unoesc. Colaboradora da Pesquisa.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP/USP. Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra - Portugal. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UNOESC – Campus de Joaçaba (SC).

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Delfes, E. A., Lunkes, M. E., & Trevisol, M. T. C. (2023). CLIMA ESCOLAR, RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA E A PRODUÇÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS: DIÁLOGO COM PESQUISAS CIENTÍFICAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e34014. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/34014

Edição

Seção

Campus Joaçaba