AÇÕES DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BULLYING: INVESTIGANDO INICIATIVAS ESCOLARES

Autores

Resumo

O trabalho apresentado é resultante de uma investigação que buscou identificar as ações de prevenção e enfrentamento do bullying que são organizadas e implementadas por escolas estaduais vinculadas a 7ª Gerência de Educação de Joaçaba.  O estudo realizado se caracterizou como exploratório, de natureza qualitativa. A amostra foi composta por profissionais que atuam nas escolas, que acolhem e encaminham situações de bullying e de outras formas de violência. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário. Como procedimento de análise verificou-se o conteúdo das respostas dos pesquisados considerando os objetivos da pesquisa. Os dados analisados evidenciaram que as instituições e seus profissionais efetuam ações de prevenção e de enfrentamento do bullying. Entre as destacadas prevalece a conversa com alunos e responsáveis, individualmente, sempre que evidenciado o problema; aplicação das regras que constam no Projeto pedagógico da escola; realização de parcerias com pais, Nepre, polícia, assistência social, e em situações de maior gravidade, solicitam a ajuda do conselho tutelar. As ações organizadas e implementadas são avaliadas positivamente. Elas são efetuadas, muitas vezes, diariamente, visando o enfrentamento do problema, ou como medida de prevenção, em atividades desenvolvidas ao longo do ano escolar. Os profissionais enfatizam a importância dessas ações, juntamente com o trabalho multidisciplinar promovido pela escola, pais e entidades, pois contribuem na eficácia da redução das ocorrências de bullying, na atenção e importância atribuída a esses casos.

Palavras-chave: Bullying. Ações de prevenção e enfrentamento. Iniciativas escolares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP/USP. Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra - Portugal. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UNOESC – Campus de Joaçaba (SC).

Beatriz de Oliveira Pereira, Universidade do Minho – Portugal, Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação. Campus Gualtar, Braga, Portugal.

Doutora em Estudos da Criança. Universidade do Minho – Portugal, Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação. Campus Gualtar, Braga, Portugal.

Patrícia Mattana

Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de Chapecó (SC), Área das Ciências da Saúde, Faculdade de Psicologia. Chapecó , SC, Brasil.

Gabriel Cardoso de Aguiar, Curso de Psicologia - Unoesc Joaçaba - SC

Graduando do Curso de Psicologia - Unoesc - Joaçaba - SC.

Auxiliar de Pesquisa - Bolsista Pibic/Cnpq.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Trevisol, M. T. C., Zequinão, M. A., Pereira, B. de O., Mattana, P., & Aguiar, G. C. de. (2018). AÇÕES DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BULLYING: INVESTIGANDO INICIATIVAS ESCOLARES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18816

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>