BULLYING NA ESCOLA: COMPREENSÃO DE ALUNOS PORTUGUESES.

Autores

  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-9289-4627
  • Maria Beatriz de Oliveira Instituto de Educação/Universidade do Minho - Portugal (PT)
  • Dandara Isabela Spies Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus de Chapecó (SC)
  • Patrícia Mattana

Resumo

Esse trabalho faz parte de um Programa de Pesquisa relacionado aos conflitos interpessoais na escola, particularmentem o bullying, e efetua a análise de um conjunto de dados coletados em uma escola pública portuguesa, com 219 alunos, na faixa de idade entre 9 a 16 anos, do 5º ao 9º ano do ensino básico. Buscou-se investigar as razões promotoras de manifestações de bullying na escola e estratégias de encaminhamento utilizadas pelos alunos e pela escola em relação ao problema. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário composto por questões fechadas e uma questão aberta. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS - Statistical Package for the Social Sciences. Priorizou-se a análise do coletivo de alunos, não por ano letivo. Os dados revelaram várias diferenças entre as respostas de alunas e alunos, quando se fala de bullying. As meninas aparecem em número maior como vitimas, enquanto meninos como agressores. Quanto as razões que levam os alunos a praticar o bullying as alternativas “Ele faz isso porque quer ser popular, sentir-se poderoso” e “Ele faz isso porque se acha “melhor” do que os outros” se sobressaíram. Diante do problema, a maioria dos alunos costuma pedir aos agressores que parem, sai em defesa da vítima ou conta a professores, ou seja, eles intervêm. Quanto aos encaminhamentos da escola os alunos assinalam a necessidade de mudanças na gestão escolar, pois evidenciam uma escola que pouco faz em relação ao problema, mesmo o presenciando ou quando denunciado. Grande parte dos pesquisados não concordam com as práticas de bullying.

Palavras-chave: Bullying na Escola. Alunos portugueses. Razões promotoras do problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP/USP. Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra - Portugal. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UNOESC – Campus de Joaçaba (SC).

Dandara Isabela Spies, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus de Chapecó (SC)

Auxiliar de Pesquisa - Aluna do Curso de Psicologia - UNOESC - Campus de Chapecó (SC).

Patrícia Mattana

Psicóloga. Auxiliar de Pesquisa.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Trevisol, M. T. C., de Oliveira, M. B., Spies, D. I., & Mattana, P. (2017). BULLYING NA ESCOLA: COMPREENSÃO DE ALUNOS PORTUGUESES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/15016

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>