PARA UMA GENEALOGIA DA ESCOLA PRIMÁRIA RURAL: ENTRE O ESPAÇO E A CONFIGURAÇÃO PEDAGÓGICA (SÃO PAULO, 1889-1947)1

Autores/as

  • Virgínia Pereira da Silva de Ávila Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.
  • Rosa Fátima de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP) Programa de Pós-Graduação em Educação, Marília, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i2.7462

Resumen

 

 

 

Resumo: Neste artigo problematiza-se a configuração da escola primária rural no Estado de São Paulo, no período de 1889 a 1947. Partindo do exame dos princípios de classificação adotados pelos órgãos da administração do ensino – nível de formação de professores, duração do curso primário, abrangência dos programas de ensino, localização das escolas e propostas pedagógicas –, discute-se no estudo sobre a produção da diferença entre a escola primária urbana e rural e a definição de propostas pedagógicas específicas que consolidaram uma identidade para as escolas rurais, muito além da localização espacial.
Palavras-chave: História da educação. Educação rural. História da educação rural. Escola primária rural. Ensino típico rural.

 

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Biografía del autor/a

Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA, 1997), mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2013). Docente e pesquisadora da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, atuando no Colegiado de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), do qual é coordenadora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: (história do ensino primário rural e urbano, instituições educativas, arquivos escolares, cultura escolar, formação e profissionalização docente); (atenção integral à criança e ao adolescente, políticas para a juventude, protagonismo juvenil). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar e Não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE) e Coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa sobre História da Educação, Linguística e Literatura (NEPHEL).

Rosa Fátima de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Programa de Pós-Graduação em Educação, Marília, São Paulo, Brasil.

Rosa Fátima de Souza-Chaloba possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Estágio no Exterior na Universitat Autonoma de Barcelona (1994/1995), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997), Pós-Doutorado na School of Education, University of Wisconsin - Madison/EUA (2001), Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista (2006) e estágio no exterior na Universidade de Santiago de Compostela (2009) e na Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Departamento de Ciências da Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências /UNESP/Campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, historia da educação (história do ensino primário e secundário e história do currículo), cultura material escolar, centros de documentação e patrimônio histórico escolar. Assina artigos e comunicações com o nome de Rosa Fátima de Souza.

Publicado

2015-10-26

Cómo citar

PEREIRA DA SILVA DE ÁVILA, V.; DE SOUZA, R. F. PARA UMA GENEALOGIA DA ESCOLA PRIMÁRIA RURAL: ENTRE O ESPAÇO E A CONFIGURAÇÃO PEDAGÓGICA (SÃO PAULO, 1889-1947)1. Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 293–310, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i2.7462. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/7462. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos