INSTITUCIONALIZAÇÃO DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES E COMPLEXIDADE

Autores/as

  • Rosilene Lagares UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i1.4268

Resumen

Este trabalho discute concepções e aspectos da complexidade histórica quanto à gestão da educação municipal brasileira, abordando o processo de institucionalização efetiva de sistemas municipais de educação. Com base em pesquisa bibliográfica e análise documental, são destacadas condições e desafios, fragilidades e potencialidades que permeiam a existência dos municípios e sua atuação na educação. Sua relevância está, então, em discutir processos, políticas e ações para que essas esferas participem do processo da garantia do direito à educação. Nesse contexto, a institucionalização de sistemas municipais passa a ser questão relacionada ao pacto federativo e ao regime de colaboração, extrapolando a política ou programas de municipalização, visando firmar a autonomia na gestão.

Palavras-chave: Sistemas de educação. Institucionalização efetiva de Sistemas Municipais de Educação. Política educacional. Gestão da educação. Educação municipal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosilene Lagares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

UFT/CAMPUS DE PALMAS/PPPGE MESTRADO/CURSO DE PEDAGOGIA

Publicado

2015-06-01

Cómo citar

LAGARES, R. INSTITUCIONALIZAÇÃO DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES E COMPLEXIDADE. Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 127–148, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i1.4268. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4268. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos