História da educação na Alta Idade Média: a igreja retratada nos livros didáticos

Autores/as

  • Elizabete Custódio da Silva Ribeiro
  • Terezinha Oliveira
  • Terezinha Oliveira

Resumen

Neste trabalho, partindo do pressuposto de que é essencial à formação humana compreender, sem preconceitos, as diferentes formas de ser e de pensar as relações sociais ao longo da história, propõe-se realizar uma análise das informações encontradas em alguns livros didáticos de 6ª e 7ª séries no que se refere ao medievo, em especial, à Igreja, como instituição. O objetivo é refletir em que medida esses livros têm contribuído para um melhor entendimento desse período histórico e para a formação dos alunos do ensino fundamental. Tendo como fio condutor a própria História, serão utilizadas, além dos livros didáticos, fontes primárias e intérpretes do medievo. A Igreja, que em tais livros é apresentada como sinônimo de tirania que perdurou por toda a Idade Média, foi a responsável por nortear uma sociedade mergulhada no caos deixado pelo esfacelamento do Império Romano, tendo o mérito de salvaguardar o conhecimento. É por esse importante papel desempenhado nos primeiros séculos do medievo que essa instituição precisa ser conhecida.

Palavras-chave: História da Educação. Idade Média. Igreja. Livro didático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

RIBEIRO, E. C. da S.; OLIVEIRA, T.; OLIVEIRA, T. História da educação na Alta Idade Média: a igreja retratada nos livros didáticos. Roteiro, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 21–34, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/293. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos