Identidad de los Estudiantes Negros y Negra: la experiencia del Proyecto Afrocientista NEAB/GERA/UFPA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.26303

Palabras clave:

Identidad, Proyecto Afrocientista, Juventud, Educación para las Relaciones Étnico-Raciales, NEAB GERA/UFPA

Resumen

Este artículo integra las discusiones sobre la juventud negra y la construcción de la identidad. Su objetivo se centra en analizar el proceso de construcción de la identidad de los jóvenes adolescentes negros y negras, en el ámbito del Afrocientista del NEAB/GERA. El proyecto Afrocientista promovió la capacitación de 100 (cien) estudiantes de secundaria en el país, como un objetivo definido por la ABPN, para "llevar a los jóvenes negros y de negras de clases económicas bajas y con alto potencial de compromiso académico y social al entorno académico universitario". En el ámbito de la UFPA, el NEAB GERA ha sido uno de los Núcleos de la Región Norte que ha integrado este Proyecto, con la participación de 11 (once) estudiantes de secundaria de dos escuelas públicas situadas en la región metropolitana de Belém. A través de los conceptos de violencia simbólica, identidad, juventud y juventud negra, el artículo problematiza las formulaciones de las jóvenes adolescentes de secundaria sobre su condición étnica y su lugar en el mundo y su relación con la escuela. También examina el potencial de las iniciativas relacionadas com la formación de jóvenes adolescentes negros y negras, con miras a superar las desigualdades estructurales. Con este fin, se analizaron los testimonios y percepciones de los jóvenes adolescentes a lo largo del proyecto a través de Grupos de Discusión. Se analizaron mediante la metodología de análisis de contenido y esta última a partir de la etnografía escolar. Se concluyó que los jóvenes adolescentes participantes en este proyecto ampliaron su aporte conceptual para fortalecer su compromiso con sus propias trayectorias y ampliar sus expectativas para el futuro.

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Biografía del autor/a

Wilma Coelho, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação/UFRN. Professora da UFPA, desde de 1994. Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e atua como Vice Coordenadora e docente do Doutorado em Rede Educação na Amazônia (EDUCANORTE/PGEDA). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (NEAB/GERA/UFPA). Nos últimos 5 cinco anos (2015-2020), publicou 26 artigos em revistas qualificadas; 3 livros autorais; 33 capítulos de livros. Consultora ad hoc do CNPQ e CAPES e pareceristas Ad Hoc de diversas revistas científicas, como: Revista Currículo sem Fronteiras; Revista Unisinos; Revista Brasileira de Educação; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Educação & Realidade; Educação e Questão; Revista Reflexão & Ação; Revista Imagens Em Educação; Revista Acta Scientiarum Education; Revista Eletrônica de Educação; Revista Educação e Filosofia; Revista Caderno de Pesquisas;. Integra a Equipe Editorial/Científico das Revista Cocar, desde 2008; da Revista da Associação de Pesquisadores/as Negros/as, desde 2014; Revista da Revista de Ciências Humanas (Coleção Cadernos NEAB/UFPR), desde 2014; Revista Ensaios e pesquisas em Educação e Cultura, desde 2017 e Revista Brasileira de Educação e Diversidade, 2019. Membro do Comitê de Julgamento /Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas-AF CNPQ/2020. Atualmente participa da pesquisa em rede nacional com envolvimento de 6 instituições (coordenação nacional/UFS), iniciada em 2019. Integra a Comissão de Avaliação do Edital Equidade Racial na Educação Básica, em 2020. Integrou a Comissão da Oficina Colaborativa para Concepção do Edital Equidade Racial na Educação Básica/2019. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de História (ANPUH). Atuou na Diretoria de Apoio ao Docente e Discente da Pró-reitoria da de Graduação da UFPA (2016-2018). Coordenou 2 Cursos de Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental (2010-2011 e 2015-2016/MEC/UNIAFRO) e o Curso de Aperfeiçoamento Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2017-2018/MEC/UNIAFRO). Foi Pró-reitora de Ensino e Graduação Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2013-2014). Atuou como Vice Coordenadora Nacional do Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CONNEABS-Gestão 2012-2014). Participou da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão 2014 -2016). Condecorada com o Diploma de Mérito - 'ZUMBI DOS PALMARES, conferido pela Câmara Municipal de Belém (2016). Atuou em pesquisa em âmbito nacional (2009-2012), envolvendo 7 instituições (coordenação nacional/UFMG); a segunda pesquisa em rede, ocorreu entre 2015-2016, na qual envolveu 7 instituições (coordenação nacional/UFPR). Foi coordenadora do GT21/ANPED (2015-2017). Integrou a Diretoria Regional Norte Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão 2010-2012). Coordenou a Linha Currículo e Formação de Professores, do PPGED/UFPA (2007-2009). Atuou na Diretoria Regional Norte/Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão (2004-2006). Orientou 17 Dissertações de Mestrado e 5 Teses de Doutorado, até o presente momento. Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes temáticas: Formação de Professores; Educação Básica; Educação para Relações Étnico-raciais; Ensino de História, Sociabilidades adolescentes; Legislação educacional, todos relacionados à Formação inicial e continuada de Professores e a Escola Básica. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Nicelma Brito, UFPA

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Mestra em Educação pelo mesmo programa (2010). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000). Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - GERA, da Universidade Federal do Pará. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.

Sinara Dias, SEDUC/PA

Mestre em Educação Básica (UFPA), Especialista em Docência para o Ensino Superior (UFPA) e Infância, Família e Política Social na Amazônia, Pedagoga (UEPA) e Assistente social (UFPA), integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA-UFPA), Coordenadora Pedagógica (SEDUC-PA), Professora das séries iniciais do ensino fundamental (SEMEC Belém-PA), experiência profissional multidisciplinar adquirida em instituições de ensino, onde desempenhou as funções de orientação, supervisão e direção escolar.

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Publicado

2021-09-08

Cómo citar

COELHO, W.; BRITO, N.; DIAS, S. Identidad de los Estudiantes Negros y Negra: la experiencia del Proyecto Afrocientista NEAB/GERA/UFPA. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26303, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.26303. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26303. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Seção temática: Epistemologias Negras e Processos Educativos