OS MAPAS DE FREQUÊNCIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DOS SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO DO ENSINO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1924-1949)

Autores/as

  • Amália Dias FAculdade de Educação da BAixada Fluminense, Uerj, RJ>

Resumen

Resumo: O presente artigo demonstra como os mapas de frequência de alunos e professores consubstanciavam um dos recursos das agências estaduais de regulamentação e fiscalização do ensino primário. Foi preciso restituir os processos de elaboração e permanência deste desse equipamento nas sucessivas reformas estaduais do ensino, para compreender seus significados e alcances nos processos de disseminação, criação, manutenção e expansão da rede de escolas primárias no Estado. Os resultados da pesquisa, produzida a partir dos mapas de frequência do município de Nova Iguaçu, demonstraram a construção de uma metodologia de coleta e cruzamento de dados, e os usos e resultados que emergem do trabalho com essta fonte para a compreensão do perfil de escolas e dos critérios de sua distribuição na região.

Palavras-chave: Inspeção. Mapas de Frequência. Ensino Primário. Metodologia.

 

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Biografía del autor/a

Amália Dias, FAculdade de Educação da BAixada Fluminense, Uerj, RJ>

Professora de História da Educação do Departamento Ciências HUmanas e Educação da Faculdade de Educação da BAixada Fluminense, UERJ.

Doutorado em Educação, Universidade Federal Fluminense, 2012.

Mestrado em Educação, Universidade Federal Fluminense, 2018.

 

Publicado

2013-07-04

Cómo citar

DIAS, A. OS MAPAS DE FREQUÊNCIA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DOS SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO DO ENSINO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1924-1949). Roteiro, [S. l.], p. 13–40, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2486. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: História da Educação: fontes e métodos

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