Reseña de la nueva edición brasileña del trabajo de Nicos Poulantzas, Poder político y clases sociales

Autores/as

  • Armando Boito Jr Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23098

Resumen

A originalidade deste livro está presente já na construção do seu objeto de investigação: o nível jurídico-político do modo de produção capitalista e, particularmente, o tipo capitalista de Estado. O conceito ampliado de modo de produção, concebido não como sinônimo de economia, mas sim como conceito que contempla o todo complexo e articulado de distintas instâncias ou níveis da vida social, esse conceito ampliado é a referência de fundo que permitiu a Poulantzas construir o seu objeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Armando Boito Jr, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Titular de Ciência Política da Unicamp onde trabalha em regime de dedicação exclusiva. Desenvolve pesquisa sobre as relações de classe no capitalismo neoliberal no Brasil e na América Latina. É editor da revista Crítica Marxista e dirige a Coleção Marx 21 publicada pela Editora da Unicamp. Coordenou o projeto temático intitulado "Política e classes sociais no capitalismo neoliberal", financiado pela Fapesp, e o projeto intitulado "Mundialização neoliberal, política e conflitos sociais no Brasil e na França", financiado pelo Convênio Capes-Cofecub. Pesquisou o sindicalismo e a política brasileira e, mais recentemente, tem pesquisado também na área de teoria política e marxismo. É autor dos seguintes livros: O Golpe de 1954: a burguesia contra o populismo (Editora Brasiliense); O sindicalismo de Estado no Brasil - uma análise crítica da estrurtura sindical (Editoras Hucitec e Unicamp); Política neoliberal e sindicalismo no Brasil (Editora Xamã), O Sindicalismo na política brasileira (Editora IFCH-Unicamp), Estado, política e classes sociais (Editora da Unesp) e Reforma e crise política no Brasil - os conflitos de classe nos governos do PT (Editoras Unicamp e Unesp). Organizou diversas coletâneas sobre a teoria marxista e o movimento operário. Carreira acadêmica: Bacharel em Ciências Sociais (Unicamp), Mestre em Ciência Política (Unicamp), Diplôme d´Études Approfondies (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), Doutor em Sociologia (USP), Pós-doutorado (Fondation Nationale des Sciences Politiques - FNSP, Paris), Livre-Docente (Unicamp), Professor Titular (Unicamp) e Academic Visitor na University of London.

Citas

POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. 1° edição. Tradução: Maria Leonor F. R. Loureiro e Danilo Enrico Martuscelli. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.

Publicado

2020-06-10

Cómo citar

BOITO JR, A. . Reseña de la nueva edición brasileña del trabajo de Nicos Poulantzas, Poder político y clases sociales. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–6, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.23098. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23098. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Seção temática: Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita