OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIO

Autores/as

  • Isabel Franchi Cappelletti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumen

Resumo: A avaliação educacional tem-se mostrado como uma questão controversa e pouco cuidada nos planos, programas e projetos educacionais do contexto brasileiro. São inúmeras as proposições teóricas disponíveis na literatura que, entretanto, não têm dado conta do funcionamento concreto das práticas avaliativas. O processo avaliativo tem sido considerado, muitas vezes, como um simples procedimento com forte apelo instrumental. A amplitude de propostas teóricas sobre avaliação abre espaço para discussão entre dois espaços ideológicos: avaliação como controle e avaliação como processo emancipatório. O texto coloca em pauta os modelos que tiveram grande penetração em nosso meio e que ainda marcam presença no sistema educacional brasileiro.

Palavras chave: Avaliação Educacional. Emancipação. Controle.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabel Franchi Cappelletti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Ciências, Distúrbios da Comunicação Humana pela Escola Paulista de Medicina/ SP ; Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC SP ; Docente do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo – PUC SP; líder de grupo de pesquisa do CNPq; Membro do grupo de trabalho de avaliação do Programa “Um computador por Aluno”/ PROUCA/SEB/MEC; e-mail :isafrancappell@bol.com.br.

Publicado

2012-09-28

Cómo citar

CAPPELLETTI, I. F. OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO: SALIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NO PROCESSO DECISÓRIO. Roteiro, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 211–227, 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2194. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Políticas e práticas de avaliação no ensino fundamental