A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE?

Autores/as

  • Leonete Luzia Schmidt Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Rosicler Schafaschek

Resumen

Resumo: O texto resulta de reflexão sobre relatórios de avaliação descritiva que professores alfabetizadores fazem atualmente para documentar o processo de apropriação da escrita e da leitura de seus alunos. É questionado se a forma como vem sendo realizada, a avaliação descritiva possibilita superação da avaliação classificatória e excludente. Este estudo situa-se no âmbito de um projeto de pesquisa a respeito da alfabetização e letramento, formação inicial e continuada e trabalho docente financiado pela Capes/Observatório da Educação. O objetivo é analisar registros descritivos de avaliação elaborados por professores alfabetizadores. Foram analisados registros descritivos referentes a crianças de turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e excertos de depoimentos de professoras alfabetizadoras das escolas da referida pesquisa. As análises evidenciam que a avaliação descritiva realizada pelas professoras vem apresentando impressões gerais sobre os alunos com foco em atitudes, ficando ausentes os dados sobre o aprendizado da leitura e escrita.

Palavras-chave: Avaliação descritiva. Reorganização curricular. Professores alfabetizadores.


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Biografía del autor/a

Leonete Luzia Schmidt, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública durante 25 anos. Atualmente é professora do Mestrado em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenadora de projeto de pesquisa do programa do Observatório da Educação da CAPES.

Publicado

2012-09-28

Cómo citar

SCHMIDT, L. L.; SCHAFASCHEK, R. A AVALIAÇÃO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO: REGISTROS DESCRITIVOS POSSIBILITAM SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE?. Roteiro, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 228–242, 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2033. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Políticas e práticas de avaliação no ensino fundamental

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