A dimensão colaborativa no movimento de ensinar, aprender e formar-se professor que ensina Matemática
Abstract
A preocupação com o ensino e a aprendizagem da Matemática bem como a formação de professores envolvidos nos processos educativos relativos a essa disciplina motivou a criação de um grupo que desenvolve projetos de pesquisa e extensão, entre os quais o Clube de Matemática, que se desencadeia em uma Escola de Educação Básica na dimensão colaborativa e conta com a participação de professores e futuros professores. Buscando compreender em que medida a participação dos sujeitos envolvidos neste projeto contribui com a sua formação, foi desenvolvida uma pesquisa da qual é apresentado neste artigo um recorte, que tem como principal objetivo investigar como professores e futuros professores percebem sua inserção no Clube de Matemática, em relação à sua aprendizagem da docência. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com a professora regente da turma na qual é desencadeado o projeto e com duas estudantes de Pedagogia que participam do seu desenvolvimento. A análise destes dados permitiu verificar que estas associam aspectos relativos à aprendizagem da docência à sua inserção no projeto, em especial no processo de planejamento e na interação entre os diversos componentes do grupo de trabalho; o que nos leva a compreender a dimensão colaborativa como uma possibilidade de encaminhamento de processos educativos os quais oportunizam a aprendizagem da docência.
Palavras-chave: Formação de professores. Aprendizagem da docência. Dimensão colaborativa. Clube de Matemática. Educação Matemática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
The authors retain copyright and grant the Journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons – Attribution – 4.0 International license.