O MUSEU VIRTUAL DE ARTE COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA / The virtual museum of art as a place of aesthetic education

Authors

  • José Albio Moreira de Sales Universidade Estadual do Ceará - UECE, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE
  • Gardner de Andrade Arrais Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Isabel Maria Sabino de Farias Programa de pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Abstract

Este artigo discutiu possibilidades de educação estética, tomando por amostra museus disponibilizados na Internet em domínio brasileiro (.br). O objetivo foi compreender como as experiências de alunos de Licenciatura em Artes Visuais, com museus virtuais, interferem em seus processos de formação e quais possibilidades de educação estética se apresentam nesses espaços. A investigação caracteriza-se como pesquisa-ação. Os dados foram coletados em um curso no qual participaram 11 alunos de graduação. Os encontros foram registrados em áudio dos diálogos reflexivos e registros escritos nos fóruns e e-portfólios. As análises apontaram que as concepções de museus virtuais estão permeadas pelas práticas presenciais e que há uma gama de possibilidades de educação estética em museus virtuais.

Palavras-chave: Educação estética. Museus virtuais de arte. Experiência estética. Diálogos reflexivos. Formação de professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Albio Moreira de Sales, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE

Doutor em História com tese sobre História da Arte pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e estágio de pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade do Porto em Portugal (2009). Mestre em Desenvolvimento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1991) e Licenciado em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2013) . Atualmente é Professor Adjunto M da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisador da área de Educação com experiência nas seguintes temáticas: docência e ensino de arte; história da arte;arquitetura escolar e patrimônio artístico e cultural. Coordenador do grupo de pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História - IARTEH.

Gardner de Andrade Arrais, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Aluno do Doutorado em Educação PPGE/UECE (2014). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE (2013). Especialista em Didática pela UECE (2012). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2011). Coordenador de Estudos e de Formação da Rede de Educadores de Museus do Ceará - REM-CE (2013). Membro do grupo de pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História - IARTEH.

Isabel Maria Sabino de Farias, Programa de pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio pós-doutoral pela UNB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UECE. Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na UECE (2010 a 2013). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), onde desenvolve estudos sobre desenvolvimento profissional docente, inovação, pesquisa e ensino na universidade. Atualmente investiga como docentes da Educação Básica que participam do PIBID se desenvolvem, iniciativa em rede (UECE, UFOP-MG e UNIFESP/SP) apoiada pelo Edital CAPES 2012 -OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO.

Published

2014-09-25

How to Cite

SALES, J. A. M. de; ARRAIS, G. de A.; FARIAS, I. M. S. de. O MUSEU VIRTUAL DE ARTE COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA / The virtual museum of art as a place of aesthetic education. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 487–514, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4857. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos