A significação do ensino médio para os jovens alunos
Abstract
No presente artigo aborda-se o significado que os jovens alunos da terceira série de um colégio público do Paraná atribuem ao ensino médio. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa de campo exploratória e bibliográfica. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista. Os dados foram coletados entre os alunos, num total de 86 alunos, do Colégio Estadual La Salle, de Pato Branco, em agosto de 2007. Os resultados da pesquisa demonstram semelhanças com os estudos realizados no país nesse nível de ensino, ou seja, os jovens envolvidos neste estudo vêem essa modalidade de ensino com muita expectativa e preocupação, pois entendem que a partir do ensino médio podem mudar o seu futuro. Constataram-se ainda as fragilidades existentes no decorrer do curso e que acabam por justificar a falta de interesse e desencanto que muitos jovens têm em relação ao ensino médio. Conclui-se que é urgente a necessidade de criação de políticas públicas que venham, de fato, preencher as grandes lacunas deixadas ao longo dos anos no ensino médio brasileiro.
Palavras-chave: Ensino médio. Jovens. Alunos. Significado.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
The authors retain copyright and grant the Journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons – Attribution – 4.0 International license.