AVALIANDO A FORMAÇÃO INICIAL: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Aita Ivo Universidade Federal de Santa Maria
  • Franciele Roos da Silva Ilha Universidade Federal de Pelotas
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo

Resumo: Esta investigação objetivou analisar pontos positivos e negativos da formação inicial oferecida por um Curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública da região Sul do Brasil, na percepção de acadêmicos. A investigação caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 8º semestre de um Curso de Licenciatura em Educação Física. Foi possível identificar vários pontos positivos (15) e negativos (13) da formação inicial na percepção dos acadêmicos estudados.

Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Formação inicial.
Avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) do CE/UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM.

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Especialista em Gestão Educacional (UFSM); Mestre em Educação (UFPEL); Doutora em Educação (UFPEL); Bolsista Recém-Doutora na Universidade Federal de Santa Maria.

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Educação Física (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Especialista em Gestão Educacional (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Doutoranda em Educação (UFPEL).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UNICRUZ); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutorando em Ciências Médicas (UFSC).

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Licenciado em Educação Física (UFSM); Especialista em Pesquisa em Movimento Humano (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Downloads

Publicado

11-10-2013

Como Citar

KRUG, H. N.; IVO, A. A.; ILHA, F. R. da S.; KRUG, R. de R.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da. AVALIANDO A FORMAÇÃO INICIAL: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 385–412, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2869. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)