Aluno sujeito da avaliação: conselho de classe participativo como instância de reflexão

Authors

  • Almir Paulo dos Santos Unisinos

Abstract

O trabalho discute políticas públicas e gestão da educação no âmbito das avaliações. É nesse contexto da prática avaliativa que as políticas estão sujeitas à interpretações e recriações, produzindo efeitos e conseqüências. O objetivo é aproximar o aluno das avaliações escolares, como sujeito da educação na construção de novos saberes.  A reflexão dos sujeitos envolvidos como intencionalidade subjetiva fornecerá novas perspectivas para o ensino e aprendizagem, valorizando um pensar crítico e criativo. A avaliação apresenta-se na perspectiva do olhar para o desconhecido, para as dificuldades, impulsionando os sujeitos à pesquisa e a qualificação intelectual. O conselho de classe participativo torna-se uma ferramenta necessária na reflexão dos índices alcançados nas avaliações, proporcionando alternativas de aproximar a comunidade escolar da sociedade.

Palavras-chaves: Políticas públicas. Avaliação. Aluno. Conselho de classe e gestão da educação.

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Author Biography

Almir Paulo dos Santos, Unisinos

Licenciado em Filosofia, História e Psicologia, Mestre em Educação e Doutorando em Educação

Published

2010-08-16

How to Cite

DOS SANTOS, A. P. Aluno sujeito da avaliação: conselho de classe participativo como instância de reflexão. Roteiro, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 299–318, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/235. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos