O que deve aprender o professor de História? Reflexões sobre aprendizagem, ensino e formação docente inicial

Autores

  • Erinaldo Vicente Cavalcanti Unifesspa

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21829

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação histórica, Formação docente

Resumo

O artigo faz uma reflexão sobre as principais temáticas de estudo que são ensinadas e aprendidas na formação inical do professor de História. Analisa quais temas aparecem nas disciplinas obrigatórias sobre o ensino de história para compreender o lugar ocupado pelos debates sobre a educação histórica. Para tanto, utilizo as matrizes curriculares dos cursos oferecidos nas universidades federais, localizadas na região Amazônica do Brasil, como uma opção para problematizar o que se ensina e se aprende na formação do professor dessa área. As análises demonstram que as licenciaturas pesquisadas não têm priorizado as reflexões sobre o ensino de História e, praticamente, têm ignorado o debate sobre educação histórica durante o período de formação inicial dos professores.

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Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Unifesspa

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor do Mestrado Interdisciplinar em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) e professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado acadêmico) PPGHIST da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa.

 

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Publicado

15-06-2020

Como Citar

CAVALCANTI, E. V. O que deve aprender o professor de História? Reflexões sobre aprendizagem, ensino e formação docente inicial. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–22, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.21829. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21829. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica

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