Youths, technologies and education: emerging contexts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21363

Keywords:

Youth, Digital Technologies, Dialogues, Education

Abstract

The article, of a hermeneutic approach, aims to identify the problems and challenges surrounding the debates about youths, technologies and education, analyzing the doctoral theses produced in Brazilian public universities made available in Public domain portal of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in the period from 2012 to 2016. The results put into question the boundaries of the fields of educational technologies and youths, offering bases to rethink the social dimensions of technologies in the mobilizing practices of educating, presenting challenging, critical and with potential reconstructive knowledge by giving visibility to these concerns and current trends.

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Author Biographies

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Mestrando em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS, na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Possui o Ensino Médio na modalidade normal (magistério), com habilitação para atuar como professor nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais (2014), e Graduação em Teologia pela Universidade La Salle - Canoas/RS (2017). Tem experiência prática nas áreas de Educação Infantil, Séries Iniciais e na área de Pastoral Escolar, desde 2014, com ênfase em Formação humana. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: filosofia das tecnologias; tecnologias e educação; teoria crítica; filosofia da educação; hermenêutica e educação; sexualidade, gênero e educação. Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professora da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq, com financiamento do CNPq e do Programa Primeiros Projetos da FAPERGS. Possui graduação em Pedagogia com habilitação em séries iniciais e matérias pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, teoria crítica, filosofia da educação, tecnologias digitais e educação, estética e performance, educação a distância. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade La Salle e do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq coordenado pelas professoras doutoras Catia Piccolo Viero Devechi (UnB) e Gionara Tauchen (FURG).

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Published

2020-06-19

How to Cite

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Youths, technologies and education: emerging contexts. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–24, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.21363. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21363. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua