GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Sergio Brasil Fernandes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sueli Menezes Pereira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v41i2.9566

Resumo

Resumo: A gestão escolar democrática é vislumbrada como modelo ideal de gestão para as escolas públicas brasileiras. Essa idealização fomentou a elaboração deste estudo, com o qual se objetivou analisar, a partir de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, os modelos de gestão utilizados nas escolas da rede estadual localizadas em Santa Maria, RS. Neste trabalho, abordam-se concepções sobre gestão democrática, enfatizando-se a importância de priorizar-se uma consistente participação da comunidade escolar nos aspectos atinentes à gestão administrativa, pedagógica e financeira das escolas, e a necessidade de expressar todos esses aspectos em um projeto político-pedagógico (re)construído coletivamente.

Palavras-chave: Gestão escolar democrática. Participação. Comunidade escolar. Projeto político-pedagógico.

DEMOCRATIC SCHOOL MANAGEMENT: CHALLENGES AND PERSPECTIVES

Abstract: The democratic school management is viewed as an ideal model management to Brazilian public schools. This idealization stimulated the elaboration of this study in which it was aimed to analyze, from a qualitative approach, study-case kind, the management models used in state schools localized in Santa Maria, RS. In this work, the conceptions about democratic management are approached, emphasizing the importance of prioritizing a consistent participation of school community in aspects related to the administrative, pedagogical and financial management of schools, and the need to express all these aspects in a political-pedagogical project (re)built collectively.

Keywords: Democratic school management. Participation. School community. Political-pedagogical project.

GESTIÓN ESCOLAR DEMOCRÁTICA: DESAFÍOS Y PERSPECTIVAS

Resumen: La gestión escolar democrática es vislumbrada como modelo de gestión ideal para las escuelas públicas brasileñas. Esta idealización fomentó el desarrollo de este estudio, cuyo objetivo es analizar, desde un enfoque cualitativo, del tipo estudio de caso, los modelos de gestión utilizados en las escuelas de la red provincial ubicadas en Santa Maria, RS. En este trabajo, se desarrollan conceptos de gestión democrática, enfatizando la importancia de priorizar la participación consistente de la comunidad escolar en los aspectos referentes a la gestión administrativa, pedagógica y financiera de las escuelas; y la necesidad de expresar todos estos aspectos en un proyecto político-pedagógico (re)construido colectivamente.

Palabras clave: Gestión escolar democrática. Participación. Comunidad escolar. Proyecto político-pedagógico.

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Biografia do Autor

Sergio Brasil Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM.

Sueli Menezes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM.

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Publicado

14-07-2016

Como Citar

FERNANDES, S. B.; PEREIRA, S. M. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 451–474, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i2.9566. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9566. Acesso em: 28 maio. 2024.