FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CAMINHO A SER PERCORRIDO

Autores

  • Patricia Sandalo Pereira
  • Susimeire Vivien Rosotti de Andrade

Resumo

Este artigo é uma tentativa de mais uma vez trazer à luz da reflexão a importância da formação do professor no sucesso do processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar, principalmente quando se trata de trabalhar com a educação matemática. Destaca-se que todo o processo desencadeado em sala de aula parte da premissa de que a visão do professor é sistematizada a partir de todas as ações a serem ali desenvolvidas, com o fim maior de formar o educando com as bases conceituais e práticas referentes aos saberes da Matemática. Assim, a perspectiva que o professor tem diante da Matemática será reforçada na sua atividade e, por conseqüência, será determinante no momento de realizar as intervenções na sua prática, ou seja, cada professor trabalha com os conteúdos matemáticos segundo a concepção de Matemática que traz consigo e, nesse sentido, a qualidade da formação do professor passa a ter um papel fundamental no que diz respeito aos resultados da práxis pedagógica. Com o objetivo de capacitar os professores em formação continuada, por meio de novas metodologias, visando contribuir para o aprimoramento das aulas desses professores, desenvolveram-se alguns projetos a partir dos seguintes temas: construção de conceitos matemáticos por intermédio de atividades práticas no curso normal, em nível médio; construção de origami e o estudo de conceitos geométricos envolvidos; histórico do surgimento do número de ouro e suas aplicações em figuras geométricas, na natureza e na arquitetura e estudo e aplicação de softwares livres de Matemática.
Palavras-chave: Formação de professores. Concepções matemáticas. Reflexão.

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Publicado

10-09-2015

Como Citar

SANDALO PEREIRA, P.; ROSOTTI DE ANDRADE, S. V. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CAMINHO A SER PERCORRIDO. Roteiro, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 131–148, 2015. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8847. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos