Trabalho e educação: o ensino profissional e o desenvolvimento rural

Autores

  • Mônica Alves Gonçalves Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Maria Aparecida da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Verifica-se como o trabalho como princípio educativo pode nortear o desenvolvimento sustentável do campo. Assim, discorre sobre o trabalho como princípio educativo, sobre o desenvolvimento do ensino agrícola no Brasil e sua resignificação, bem como sobre a escolarização defendida pelo movimento social do campo.

Palavras-chave: Trabalho e Educação. Ensino Agrícola. Educação do Campo.

 

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Biografia do Autor

Mônica Alves Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG. Graduada em pedagogia pela FAE/UFMG. Trabalhou com movimentos culturais; foi educadora infantil, alfabetizadora de jovens e adultos e coordenou a EFA de Araçuaí

Maria Aparecida da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET/MG – Doutora em Educação. E-mail: masilva988@hotmail.com.

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Publicado

14-12-2011

Como Citar

GONÇALVES, M. A.; SILVA, M. A. da. Trabalho e educação: o ensino profissional e o desenvolvimento rural. Roteiro, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 347–362, 2011. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/857. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua