A INTENCIONALIDADE DO PROJETO DE SI E DA FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS FORMADORAS DO CURSO DE MAGISTÉRIO EM CATALÃO/GOIÁS

Autores

  • Wolney Honório Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL CATALÃO
  • Mara Rubia Guardieiro Costa
  • Rita Tatiana Cardoso Erbs

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v41i2.7541

Resumo

Resumo: Este texto situa-se no campo das histórias de formação de professores. Busca-se a formação a partir do que os formadores entendem ser a formação para si e para o outro. Este veio analítico insere-se no campo de pesquisa (auto)biográfico crescente no país, que busca dar voz ao professor e às suas histórias formativas. Reflete sobre a concepção do projeto de si e a formação docente a partir das biografias narrativas de cinco professoras formadoras do Curso Técnico em Magistério do Colégio Estadual João Netto de Campos, estabelecido em Catalão – GO, nos anos 1970. A metodologia utilizada foi a das Histórias de Vida, por meio das biografias educativas. Fizemos coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e escritas de memoriais. Observamos que apesar do fato de se tornar professor, em alguns casos, apareça como fruto do acaso, motivado por forças externas, há sim uma intencionalidade, um caráter de consciência sobre a profissão, quando o professor lhe confere um sentido para si e para a vida.

Palavras-chave: Intencionalidade. Projeto de si. Formação docente.

THE INTENTIONALITY OF HIMSELF PROJECT AND TEACHER’S FORMATION OF TRAINING TEACHERS OF THE MAGISTERIUM COURSO IN CATALÃO-GO 

Abstract: This article fits in the field of teacher’s formation history. Search the formation from what formers consider being the best training to themselves and for each other. This came analytical is part of the (auto) biographical search field, now growing in Brazil, and seeks to give voice to the teacher and their formative stories. This article also reflects about the itself project and teacher’s formation from five teachers forming narrative biographies of the Technical Course in State College Magisterium of João Netto de Campos, established in Catalão – GO, in 1970. We used the Life Stories methodology, through educacional biographies. The data collection was through semi-structured interviews and written memorials. We note that despite the fact of becoming a teacher, in some case, appear as a haphazard result, motivated by external forces, there is an intentionality, a character of awareness about the profession, when the teacher gives a sense for himself and for life.

Keywords: Intentionality. Himself project. Teacher’s formation.

LA INTENCIONALIDAD DEL PROYECTO PARA SI MISMO Y DE LA FORMACIÓN DE LAS PROFESORAS FORMADORAS DEL CURSO DE MAGISTERIO EN CATALÁN/GOIÁS

Resumen: Este texto se encuentra en el campo de las historias de la formación de los profesores. Buscase la formación a partir do que los entrenadores entienden que es la capacitación para usted y a otro. Esta parcialidad analítica en el campo de la búsqueda (auto) biográfica creciente en el pais, que busca dar voz a las profesoras y sus historias de formación. Refleja sobre la concepción del proyecto para si y la formación de profesoras a partir de las biografías narrativas de cinco profesoras formadoras en la carrera técnica de la enseñanza del Colegio Estadual João Netto de Campos, establecida en Catalán - GO, en los años de 1970. La metodologia utilizada fue la historia de la vida, a través de biografías educativas. Recopilamos los datos a través de las entrevistas semiestructuradas y las memorias escritas. Observamos que a pesar del hecho de convertirse en un profesor, en algunos casos, aparecen como resultado de la casualidad, motivado por fuerzas externas, pero hay si una intencionalidad, un carácter de la consciência sobre la profesión, cuando el profesor le da un sentido para ellos mismos y para la vida.

Palabras clave: la intencionalidad. Proyecto de sí mismo. la formación del profesorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wolney Honório Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL CATALÃO

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com pós-doutoramento em Educação, pela FACED/PUCRS. Líder do NEPEDUCA - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Catalão. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, Unidade Acadêmica Especial - Educação: Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado). Editor da Revista Poíesis Pedagógica (Avaliação Capes B3). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Pesquisa (Auto)Biográfica, Memória e Formação de Professores, Educação e Cultura, História das Instituições Escolares. Contato: whonoriof@gmail.com

Mara Rubia Guardieiro Costa

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Rita Tatiana Cardoso Erbs

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Unidade Acadêmica Especial - Educação - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Integrante do GRUPRODOCI – Grupo de Profissionalização Docente e Identidade – Narrativas na Primeira Pessoa

Downloads

Publicado

14-07-2016

Como Citar

HONÓRIO FILHO, W.; GUARDIEIRO COSTA, M. R.; ERBS, R. T. C. A INTENCIONALIDADE DO PROJETO DE SI E DA FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS FORMADORAS DO CURSO DE MAGISTÉRIO EM CATALÃO/GOIÁS. Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 311–336, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i2.7541. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/7541. Acesso em: 28 maio. 2024.