DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011)

Autores

  • Elaine Cristina Bortolatto Serafin Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, SC.
  • Antonio Serafim Pereira Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, SC.

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6887

Resumo

Neste trabalho, descreve-se o processo de pesquisa com o qual se objetivou analisar as concepções de dificuldades de aprendizagem nas produções acadêmicas em educação (2001-2011). O estudo possibilitou formular três ênfases temáticas: dificuldade de aprendizagem diferente de distúrbio ou transtorno, dificuldade como distúrbio ou transtorno e fatores implicados (intrínsecos e extrínsecos). A primeira sobressaiu-se na maioria das produções, nas quais autores concebem as dificuldades como temporárias, mais associadas ao contexto social (fatores extrínsecos), o qual, no entanto, tende a ser tomado como justificativa para confirmar o caráter patológico da dificuldade de aprendizagem diagnosticada.

Palavras-chave: Concepções de dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. Ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Bortolatto Serafin, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, SC.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – PPGE/UNESC, Criciúma, SC. Psicopedagoga da Rede de Ensino Municipal de Morro da Fumaça/SC. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão e Formação na Educação Básica – FORGESB/UNESC, Criciúma, SC.  elainebortolatto@hotmail.com

Antonio Serafim Pereira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, SC.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Doutor em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela – USC, Espanha. Pós-Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Buenos Aires – UBA, Argentina. Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação  em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense  -  PPGE/UNESC, Criciúma, SC. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão e Formação na Educação Básica – FORGESB/UNESC, Criciúma, SC.  asp@unesc.net

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Publicado

26-10-2015

Como Citar

BORTOLATTO SERAFIN, E. C.; SERAFIM PEREIRA, A. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011). Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 419–436, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i2.6887. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6887. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos