DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2001-2011)
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6887Resumo
Neste trabalho, descreve-se o processo de pesquisa com o qual se objetivou analisar as concepções de dificuldades de aprendizagem nas produções acadêmicas em educação (2001-2011). O estudo possibilitou formular três ênfases temáticas: dificuldade de aprendizagem diferente de distúrbio ou transtorno, dificuldade como distúrbio ou transtorno e fatores implicados (intrínsecos e extrínsecos). A primeira sobressaiu-se na maioria das produções, nas quais autores concebem as dificuldades como temporárias, mais associadas ao contexto social (fatores extrínsecos), o qual, no entanto, tende a ser tomado como justificativa para confirmar o caráter patológico da dificuldade de aprendizagem diagnosticada.
Palavras-chave: Concepções de dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. Ensino e aprendizagem.
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